Força Para Viver Espiritualidade

A vida, na verdade, não é fácil. A família, o trabalho, o futuro e até as coisas mais simples e bonitas da vida, perdem a sua cor e alegria quando nos faltam as forças para lutar e vencer. Através desta viagem pela Bíblia, em 29 lições, será conduzido, através de citações e questões, a respostas sobre a fiabilidade da Palavra, a natureza de Deus, o que acontece após a morte e o plano da salvação. Tenha uma vida com sentido e encontre força para viver!

Lições

Um Mundo Em Convulsão

A Segunda Vinda de Cristo tem encorajado os Cristãos ao longo dos séculos.

As condições do mundo são alarmantes. Os líderes mundiais procuram ansiosamente respostas para alguns dos maiores problemas que a sociedade humana alguma vez enfrentou. Um futuro incerto assoma no horizonte. Os países da antiga União Soviética enfrentam um futuro incerto. A economia mundial interdependente encontra-se em terreno movediço. Os valores morais estão a deteriorar-se rapidamente. A violência nas escolas cresce assustadoramente. Os padrões climáticos parecem estar fora de controlo. A fome no mundo está a aumentar. Dezenas de milhares de refugiados atravessam as fronteiras internacionais em busca de um lugar seguro. Por todo o lado, as pessoas interrogam-se: O que significam estas coisas? A Bíblia apresenta-nos uma resposta. A Segunda Vinda de Cristo é uma das mais importantes verdades da Bíblia. É mencionada 250 vezes só no Novo Testamento ? uma vez em cada 25 versículos. A Segunda Vinda de Cristo tem encorajado os Cristãos ao longo dos séculos. No Evangelho de Mateus, Cristo indicou claramente os sinais que precederiam e anunciariam o Seu regresso. Olhando para o templo de Jerusalém, Ele declarou: ?Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta? (Mateus 23:38). Jesus então predisse, em Mateus 24:2: ?Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada.? Os discípulos pensaram que um acontecimento tão catastrófico como a destruição do Templo em Jerusalém seria o fim do mundo. Numa profecia magnífica, Jesus respondeu às perguntas dos discípulos sobre a destruição de Jerusalém e o fim do mundo.

Textos Bíblicos para Estudo

Mateus 24:3 Mateus 24:36 Lucas 24:42 Lucas 24:44 Mateus 24:32-33 Mateus 24:5 Mateus 24:11 Mateus 24:24 Mateus 24:6-7 Apocalipse 11:18 I Tessalonicenses 5:3 Tiago 5:1-7 II Timóteo 3:1-4 Lucas 17:26-27 Mateus 24:14 Apocalipse 14:6-7 Lucas 21:28

Complemento ao Estudo

  • Os acontecimentos que conduziram à destruição de Jerusalém por Tito, no ano 70 d.C., constituíam uma miniatura, ou uma antevisão, do que ocorreria, numa escala bem maior e com efeitos mais devastadores, pouco antes do regresso do nosso Senhor.

  • O grande evangelista Dwight L. Moody, no seu livro A Segunda Vinda de Cristo, na página 9, escreveu: ?A atitude própria de um Cristão é estar sempre à espera do regresso do seu Senhor.?

  • O século XX testemunhou os horrores da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais. A Guerra da Coreia, a Guerra do Vietname, da Indochina, a Guerra Irão-Iraque, a Invasão do Kuwait, os Balcãs e os graves conflitos étnicos demasiado numerosos para serem mencionados falam eloquentemente do cumprimento das palavras de Cristo.

  • Jesus virá num tempo em que a raça humana tem a capacidade de destruir toda a vida no planeta Terra. Com as armas nucleares temos actualmente a capacidade de autodestruição. Este é, certamente, um dos maiores sinais da vinda de Jesus. Numa comunicação transmitida de Hiroshima em 1945, após ter sido lançada a bomba atómica, William Ripley afirmou: ?Encontro-me no lugar em que começou o fim do mundo.?

  • Devido às más colheitas, à política da ganância, à explosão demográfica e aos problemas que envolvem a distribuição de comida, a fome no mundo continua a ser um problema gravíssimo. Dez mil pessoas por dia, ou mais de 3,5 milhões por ano, morrem de fome. Nos últimos 100 anos, cerca de um milhão e meio de pessoas morreram vítimas de tremores de terra. Existem milhares de terramotos cada ano.

  • Um dos mais evidentes sinais da proximidade do regresso de Cristo é a rápida difusão do Evangelho em todo o mundo. No século XXI, o nosso mundo tornou-se numa ?aldeia global?. O Evangelho está agora a ser levado a todo o mundo com uma velocidade que teria deixado espantado o apóstolo Paulo. Sistemas de comunicação sofisticados como a Internet, tecnologia de satélite, computadores em rede, a Rede Mundial Global e as comunicações de massa da televisão e rádio são, na realidade, uma dádiva que Deus está a usar para comunicar o Evangelho ao mundo com uma rapidez incrível. A revolução tecnológica do século XX forneceu o cenário para a rápida difusão do Evangelho.

O Meu Compromisso Pessoal

Acredito que os sinais que Jesus mencionou em Mateus 24 se cumprem neste momento no nosso mundo. Desejo ansiosamente adorar Jesus como Rei do Universo, quando Ele regressar.