Força Para Viver Espiritualidade

A vida, na verdade, não é fácil. A família, o trabalho, o futuro e até as coisas mais simples e bonitas da vida, perdem a sua cor e alegria quando nos faltam as forças para lutar e vencer. Através desta viagem pela Bíblia, em 29 lições, será conduzido, através de citações e questões, a respostas sobre a fiabilidade da Palavra, a natureza de Deus, o que acontece após a morte e o plano da salvação. Tenha uma vida com sentido e encontre força para viver!

Lições

Profetas e Profecia, Visões e Sonhos

As pessoas procuram respostas concretas para os desafios e para os problemas da vida.

Existe hoje um enorme ressurgimento do interesse por fenómenos sobrenaturais. As pessoas procuram respostas concretas para os desafios e para os problemas da vida. Viram-se para os astrólogos, os médiuns e os pseudoprofetas.

O objectivo de Satanás é falsificar o dom de profecia genuíno. Jesus avisou-nos claramente de que Satanás o faria. Em Mateus 24:24 Jesus declara: ?Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.? Alguma vez vimos uma nota falsa de 11 euros? Claro que não! Todos os falsificadores do mundo tentam fazer a imitação tão semelhante à genuína quanto possível.

Só estudando cuidadosamente o dom bíblico de profecia é que podemos detectar a falsificação e receber o genuíno.

Textos Bíblicos para Estudo

João 14:26 Efésios 4:11 Efésios 4:12-13 I Coríntios 1:7 Apocalipse 12:17 Apocalipse 19:10 Jeremias 28:9 Deuteronómio 13:1-4 I João 4:2 Isaías 8:20 Daniel 10:17 Mateus 7:15-17 Mateus 7:20 I Coríntios 12:28 II Crónicas 20:20

Complemento ao Estudo

  • Quando um dos mensageiros do Céu desceu para trazer a João o dom de profecia, o idoso apóstolo ajoelhou-se para adorar o anjo. Este impediu que ele o fizesse, explicando que estava a testificar por Jesus ao dar a João o Espírito, ou dom de profecia. (Veja também Apocalipse 22:8-9.) Apocalipse 12:17 revela que o dom de profecia, ou o testemunho de Jesus, seria de novo revelado na Igreja de Deus dos últimos dias.

  • CARACTERÍSTICAS DE UM VERDADEIRO PROFETA

TESTE 1 ? Exactidão Profética (Em profecias que não são condicionais, isto é, que não dependem de uma resposta pessoal para determinar o seu cumprimento, o profeta é 100 por cento exacto. Os alegados ?profetas? dos nossos dias falham completamente neste teste. Algumas das suas predições podem vir a acontecer, mas a maioria nunca se cumpre).

TESTE 2 ? A relação do profeta com a Bíblia (O verdadeiro dom de profecia não nos afasta, mas, pelo contrário, conduz-nos de novo à Bíblia. A Bíblia é sempre a autoridade suprema. É o único critério para o estabelecimento da doutrina).

TESTE 3 ? O verdadeiro dom de profecia exalta Jesus e a Sua Lei (A Bíblia declara que o verdadeiro dom de profecia exalta Jesus. A função do dom de profecia é exaltar e enaltecer continuamente Jesus. Uma vez que o Espírito de Profecia exalta Jesus, é chamado ?o testemunho de Jesus?. Todos os profetas bíblicos exaltam a Lei de Deus. Elias chamou Israel da idolatria para a adoração do verdadeiro Deus. Neemias pregou uma reforma para a guarda do Sábado. João Baptista condenou o adultério de Herodes).

TESTE 4 ? Fenómenos Físicos à volta do Dom (A falta momentânea de forças e a ausência de atividade respiratória são dois dos fenómenos físicos manifestados por um profeta em visão).

TESTE 5 ? Frutos Espirituais

  • Quando descobrirmos a Igreja de Deus que guarda fielmente os mandamentos, devemos também procurar, nessa Igreja, o dom de profecia. Como a profecia é um dos dons dos últimos dias dados por Deus à Sua Igreja, deveríamos esperar encontrá-la no interior dessa Igreja. O dom de profecia não é uma doutrina contrária à Bíblia, mas antes um dos dons que Deus diz que irá permanecer na Igreja. Que alegria saber que Deus tem hoje, na Terra, uma Igreja que guarda os mandamentos. Foi erguida para preparar um povo para a vinda do Senhor. Deus prometeu colocar o dom de profecia no interior da Sua Igreja. É uma das características que a identificam como Igreja verdadeira (Apocalipse 12:17; 19:10). Os Adventistas do Sétimo Dia acreditam que Deus ergueu novamente o genuíno dom de profecia na vida e nos ensinos de Ellen G. White, que nasceu num humilde lar em Gorham, Maine. Quando ela era criança, teve um trágico acidente, pelo que apenas completou poucos anos de estudo. Ela sentia-se como ?a mais fraca das fracas?. Quando era jovem, Deus revelou-Se-lhe em visões e sonhos. Ela escreveu as mensagens de Deus como conselhos para a Sua Igreja. Os seus livros sobre saúde e educação são conhecidos mundialmente. As suas milhares de páginas sobre Jesus são obras-primas espirituais. Livros como Aos Pés de Cristo, O Desejado de Todas as Nações e O Grande Conflito já tiveram milhões de exemplares editados. Ellen G. White foi uma mulher humilde que exaltou Jesus e conduziu sempre os seus leitores para a Bíblia. Considerava que os seus escritos eram ?uma luz menor para conduzir homens e mulheres à luz maior [a Bíblia]?.

  • Deus deu à Sua Igreja o dom de profecia para nosso benefício. Seguir os conselhos de Deus traz mais alegria à nossa vida. Aceitar a sabedoria do Céu salva-nos de muitas dores de cabeça e mágoas. As mensagens dos profetas são bênçãos dos Céus.

O Meu Compromisso Pessoal

Agradeço a Deus pelo dom de profecia. Decido aceitar os conselhos de Deus e humildemente seguir a Sua vontade.