Força Para Viver Espiritualidade

A vida, na verdade, não é fácil. A família, o trabalho, o futuro e até as coisas mais simples e bonitas da vida, perdem a sua cor e alegria quando nos faltam as forças para lutar e vencer. Através desta viagem pela Bíblia, em 29 lições, será conduzido, através de citações e questões, a respostas sobre a fiabilidade da Palavra, a natureza de Deus, o que acontece após a morte e o plano da salvação. Tenha uma vida com sentido e encontre força para viver!

Lições

Os Nossos Dias à Luz da Profecia Bíblica

Ao longo da História, a Bíblia tem provado a sua exactidão na predição do futuro.

O que nos reserva o futuro? Existe alguém ao leme dos destinos do mundo? Podemos olhar o futuro com confiança? Há alguma coisa com a qual possamos contar? A nossa lição de hoje foca-se numa antiga profecia do livro de Daniel. As predições do profeta Daniel têm-se revelado espantosamente exactas ao longo dos últimos 2500 anos. Elas falam-nos hoje de forma pertinente. Prometem certezas para o século XXI. Revelam que Deus controla realmente a História. Ao longo da História, a Bíblia tem provado a sua exactidão na predição do futuro. Este estudo é um esboço da história mundial, desde a época de Daniel até à actualidade. Antes de analisarmos com algum detalhe o livro de Daniel, vamos descobrir aspectos importantes a respeito da profecia bíblica.

Textos Bíblicos para Estudo

Isaías 46:9-10 Amós 3:7 Daniel 2:1-3 Daniel 2:12-13 Daniel 2:16-18 Daniel 2:19 Daniel 2:28 Daniel 2:31-35 Daniel 2:37-40 Daniel 5:28 Daniel 8:20-21 Daniel 2:41 Daniel 2:42-43 Daniel 2:44-45

Complemento ao Estudo

  • O ouro é um símbolo bem ajustado a Babilónia. O reino de Nabucodonosor regeu o mundo de 605 a.C. a 539 a.C.. Um metal representa um rei ou um reino. Babilónia não iria durar para sempre. Seria derrubada por uma segunda potência mundial dominante.

  • Os Medos e os Persas derrotaram os Babilónios em 539 a.C.. Eles governaram sob a liderança do rei persa, Ciro, de 539 a.C. a 331 a.C.. Cada um destes impérios foi uma potência mundial dominante que oprimiu gravemente o antigo povo de Deus.

  • O império grego derrubou os Medos e os Persas em 331 a.C.. O profeta Daniel descreve os Gregos de duas maneiras. Primeiro, como bronze, na imagem de Daniel 2. Na verdade, os Gregos eram conhecidos pelas suas armaduras chapeadas a bronze. Segundo, o profeta descreve uma feroz batalha entre um carneiro e um bode, no capítulo 8. Ele identifica claramente a Grécia como o bode que espezinha a Medo-Pérsia, o carneiro.

  • O império romano conquistou os Gregos em 168 a.C.. Os Romanos governavam o mundo na época de Cristo. O historiador da Antiguidade Edward Gibbon, no seu livro Declínio e Queda do Império Romano, referiu-se à ?monarquia de ferro de Roma?, usando a expressão exacta da Bíblia.

  • O profeta Daniel observou que o império romano seria dividido. O desmembramento do império ocorreu de 351 a.C. a 476 a.C.. Daniel continuou: ?Mas não se ligarão um ao outro? (versículo 43). A História seguiu esta profecia como a um mapa. Ditadores e governantes têm tentado unir a Europa ao longo dos séculos, mas têm falhado totalmente. O império romano foi dividido. A divisão do império em Oriental e Ocidental foi o ponto de partida das nações hoje localizadas na Europa.

  • A opressão do povo de Deus não dura para sempre. Embora o império romano tenha durado mais do que qualquer outro império anterior ? o que, em si mesmo, já foi um feito importante ?, Deus viu que, em última instância, os regimes opressivos cairiam. A Palavra de Deus é clara. Estas sete palavras proféticas, ?mas não se ligarão um ao outro?, têm detido todos os pretendentes à conquista da Europa através dos séculos. Ao longo da História, líderes políticos como Carlos Magno, Carlos V, Luís XIV, Napoleão, Hitler e Estaline tentaram impôr a união da Europa. Todos falharam completamente. O Comunismo estendeu os seus tentáculos através da Europa. Uma nação após outra caiu sob o seu domínio. No entanto, o Comunismo falhou. O Muro de Berlim caiu e a Liberdade finalmente triunfou! A profecia bíblica é exacta. O futuro está nas mãos de Deus. Podemos confiar n?Ele com toda a segurança. Ele guiar-nos-á infalivelmente ao longo do século XXI.

  • A pedra representa o Reino vindouro de Deus. Em breve desaparecerão para sempre toda a maldade, todo o sofrimento e toda a dor. As forças do mal serão vencidas e quebradas em pedaços. Deus irá estabelecer o Seu Reino para sempre. Podemos encarar o futuro com confiança. O século XXI brilha com as promessas de Deus, pois sabemos que o futuro está nas Suas mãos. A esperança está a caminho!

O Meu Compromisso Pessoal

Decido seguir o Senhor Jesus em todas as coisas e tornar-me num dos Seus filhos.