Força Para Viver Espiritualidade

A vida, na verdade, não é fácil. A família, o trabalho, o futuro e até as coisas mais simples e bonitas da vida, perdem a sua cor e alegria quando nos faltam as forças para lutar e vencer. Através desta viagem pela Bíblia, em 29 lições, será conduzido, através de citações e questões, a respostas sobre a fiabilidade da Palavra, a natureza de Deus, o que acontece após a morte e o plano da salvação. Tenha uma vida com sentido e encontre força para viver!

Lições

O Que Está Por Detrás do Aumento do Crime, da Violência e da Imoralidade?

Por que razão está a desintegrar-se o tecido moral da sociedade? Há alguma resposta?

O que está por detrás do dramático aumento do crime violento na nossa sociedade? Uma grande revista dos Estados Unidos descreveu a nação americana como ?América, a Violenta?. Outro artigo dizia, tragicamente, que 23 700 pessoas tinham sido assassinadas nos Estados Unidos num ano recente. Um jovem de 18 anos já assistiu, em média, a 200 000 actos violentos na televisão, incluindo 40 000 assassinatos.

Assassinato, roubo, violação, violência escolar, drogas, terrorismo ? o que é que falhou? Por que razão está a desintegrar-se o tecido moral da sociedade? Há alguma resposta? A nossa sociedade parece estar à deriva num mar desconhecido, sem uma bússola moral. Parece que estamos a vaguear no meio da confusão, procurando desesperadamente uma ?Estrela do Norte? para nos guiar. Na lição de hoje iremos descobrir a verdade sobre o que falhou na sociedade e sobre a solução de Deus para o crime e para a violência no século XXI.

Textos Bíblicos para Estudo

Apocalipse 14:7 Jeremias 17:9 Provérbios 28:26 Apocalipse 11:9 Romanos 3:20 Salmos 111:7-8 Salmos 89:34 Tiago 1:23-25 Efésios 2:8 Romanos 3:28 Romanos 3:31 Romanos 6:15 Romanos 7:22 João 14:15 Mateus 5:17-18 I João 2:3-5 Apocalipse 14:12

Complemento ao Estudo

  • Quando Deus ordenou aos Israelitas no Velho Testamento que construíssem um Santuário, ordenou-lhes que construíssem a Arca da Aliança para conter as tábuas de pedra com a Lei dos Dez Mandamentos. O Templo no Céu onde se encontra a Arca da Aliança antitípica contém a Lei de Deus, o fundamento do Seu carácter. A resposta de Apocalipse à anarquia encontra-se no Céu, no trono de Deus, no Seu eterno padrão de rectidão ? a Sua Lei. A Lei de Deus é uma transcrição do Seu carácter, uma descrição da Sua vontade. Sem a Lei não existe pecado. O apóstolo Paulo afirma: ?Porque onde não há lei, também não há transgressão? (Romanos 4:15).

  • Billy Graham:

Pergunta: ?Algumas pessoas religiosas que conheço dizem-me que os Dez Mandamentos são parte da ?lei? e não se aplicam a nós hoje. Dizem que, como Cristãos, estamos ?livres da lei?. Está isto correcto??

Resposta: ?Não, não está correcto, e espero que não seja enganado por essas falsas opiniões.?

É muito importante compreender o que o Novo Testamento quer dizer quando afirma que os Cristãos estão ?livres da lei?. Certamente não significa que estão livres da obrigação da Lei moral de Deus, que estão ?livres para pecar?. A conversão leva-nos sempre a ?sentir prazer? em fazer a vontade de Deus. Quando Cristo muda o nosso coração (nos converte), temos um desejo supremo ? obedecer-Lhe. Ele fez tanto por nós que nós servimo-l?O com agrado. A obediência não é um requisito legalista. É parte da resposta dada a Deus por um coração que ama. * Um compromisso genuíno com Deus conduz à obediência por amor. No tempo do fim, Deus terá um grupo de pessoas que revelarão a todo o Universo a alegria de viverem em obediência. Elas foram salvas pela graça. Amam tanto Deus que Lhe obedecem com entusiasmo. Aceitam o Seu padrão de conduta. Estão convencidas de que o Seu caminho é o melhor.

O Meu Compromisso Pessoal

Eu amo Jesus e desejo obedecer-Lhe. Reconheço que a Sua Lei foi dada para o meu bem. Aceito a Lei de Deus como o padrão de rectidão e alegremente decido, pela graça de Deus, viver uma vida de obediência.