Força Para Viver Espiritualidade

A vida, na verdade, não é fácil. A família, o trabalho, o futuro e até as coisas mais simples e bonitas da vida, perdem a sua cor e alegria quando nos faltam as forças para lutar e vencer. Através desta viagem pela Bíblia, em 29 lições, será conduzido, através de citações e questões, a respostas sobre a fiabilidade da Palavra, a natureza de Deus, o que acontece após a morte e o plano da salvação. Tenha uma vida com sentido e encontre força para viver!

Lições

O Glorioso Clímax do Apocalipse

Deus irá restaurar a Terra ao seu esplendor edénico.

O plano de Deus para nós é mais espantoso do que possamos imaginar. O Seu objectivo final para este Planeta em rebelião está para além da nossa compreensão. O Seu sonho para nós está muito para além da nossa mais incrível imaginação. Seja como for que imaginemos o Céu, ele é mais esplendoroso, mais belo, mais glorioso.

Nesta lição iremos descobrir o destino dos redimidos na Terra criada de novo. Em IIPedro 3:13 lemos: ?Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.? Jesus disse: ?Os mansos... herdarão a terra? (Mateus 5:5).

Quando a Terra saiu das mãos do Criador era incrivelmente bela. Deus irá destruir o pecado e os pecadores e restaurar a Terra ao seu esplendor edénico.

Na Sua Palavra, Deus fez-nos um esboço das glórias da Nova Terra, como um aperitivo destinado a criar em nós o desejo de estarmos ali, mas não respondeu a todas as dúvidas que possamos ter sobre o assunto. Faremos bem em recordar as palavras de Paulo: ?As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam? (I Coríntios 2:9).

Embora não possamos entender tudo sobre o Céu, podemos encontrar respostas para algumas das nossas perguntas mais fundamentais directamente a partir da Bíblia.

Textos Bíblicos para Estudo

Apocalipse 11:15 Apocalipse 17:14 Apocalipse 21:2-3 Apocalipse 21:16-21 Filipenses 3:20-21 I Coríntios 15:51-54 Apocalipse 21:4 Isaías 35:5-6 Apocalipse 21:5 Isaías 65:21-22 Apocalipse 14:4 Apocalipse 22:3-4 Mateus 8:11 Apocalipse 21:7 Isaías 66:22-23 Marcos 16:16 Apocalipse 22:14

Complemento ao Estudo

  • Um estádio é cerca de 200 metros. A Nova Jerusalém tem cerca de 2400 quilómetros, ou seja, 600 quilómetros de cada lado. Um côvado é aproximadamente 45 centímetros. Isto faria com que os muros da Nova Jerusalém tivessem aproximadamente 63 metros de altura. Esta cidade fantástica, a capital do Universo, descerá na Terra. O Planeta redimido, antes caído no pecado, tornar-se-á no centro de controlo de todo o Universo.

  • A palavra ?mortal? significa sujeito a doenças, à decadência e à morte. A palavra ?imortal? significa não sujeito à morte. Significa imperecível ou eterno. Tal como Jesus recebeu um corpo glorioso e imortal na Sua ressurreição, também nós iremos receber um corpo glorioso, imortal, quando Jesus vier de novo. Tal como Jesus foi reconhecido pela Sua voz, pela Sua maneira de agir única e pelas Suas características físicas, também nós iremos reconhecer os nossos amados no Céu.

  • Jesus é o ?Rei dos reis?. Enquanto viaja por todo o Seu vasto reino celestial, os redimidos estarão com Ele, como prova do Seu amor e da Sua graça. Ao segui-l?O agora, estamos a preparar-nos para O seguir por toda a Eternidade.

  • O GLORIOSO CLÍMAX DO APOCALIPSE

Um dos grandes prazeres da vida é o do companheirismo ? o relacionamento que partilhamos com amigos e com aqueles que amamos. A possibilidade de partilharmos, livre e abertamente, com as pessoas que nos são mais próximas proporciona-nos alguns dos nossos momentos mais felizes. As amizades no Céu serão mais enriquecedoras do que as que alguma vez experimentámos. Todas as pessoas que vale a pena conhecer estarão ali. Teremos a oportunidade de partilhar da companhia de figuras bíblicas tão destacadas como Abraão, Isaque, Jacob, Moisés, Daniel, Pedro e Paulo. Ao longo das intermináveis eras da Eternidade, iremos experimentar a amizade a um nível que nunca imaginámos. Iremos sentir o amor, o cuidado, a compreensão e a aceitação na carinhosa comunidade do Céu.

  • O mais profundo companheirismo na Eternidade será o nosso companheirismo com Cristo. Ele será o ?nosso Deus?. Nós seremos os Seus ?filhos e filhas?. A maldição do pecado terá desaparecido. A barreira que nos separou durante milénios será deitada abaixo. As cadeias serão rompidas. O pecado será destruído. Nós ?veremos a sua face? e regozijar-nos-emos no Seu amor, para sempre.

  • O Sábado é um maravilhoso símbolo de louvor e de acção de graças ao Deus que nos criou. Cada Sábado, o Universo inteiro irá encontrar-se numa grandiosa celebração de louvor. Os redimidos de todas as eras, os salvos de todas as nações, adorarão juntos cada Sábado.

  • Palavras humanas não podem nunca retratar aquilo que Deus preparou para aqueles que O amam e Lhe obedecem. As maravilhas do novo mundo desafiam a imaginação. O principal pensamento com que nos temos de preocupar é este: Estarei eu lá? Deus fez provisão para que lá estejamos. Temos um convite pessoal do próprio Cristo. Iremos entregar-Lhe a nossa vida e permitir que Ele nos prepare para o Céu?

O Meu Compromisso Pessoal

Agradeço pelo chamado de Jesus para O seguir. Rendo-me completamente a Jesus e decido segui-l'O agora, para que O possa seguir por toda a Eternidade.