Força Para Viver Espiritualidade

A vida, na verdade, não é fácil. A família, o trabalho, o futuro e até as coisas mais simples e bonitas da vida, perdem a sua cor e alegria quando nos faltam as forças para lutar e vencer. Através desta viagem pela Bíblia, em 29 lições, será conduzido, através de citações e questões, a respostas sobre a fiabilidade da Palavra, a natureza de Deus, o que acontece após a morte e o plano da salvação. Tenha uma vida com sentido e encontre força para viver!

Lições

O Espiríto Santo e o Pecado Imperdoável

O que é o pecado imperdoável?

Um pastor foi abordado por um jovem que, nervosamente, lhe perguntou: ?Posso falar consigo em particular?? O pastor ficou a saber que este jovem temia ter cometido o pecado imperdoável. Interrogava-se se seria possível obter perdão. Poderia ele ter ido para além da misericórdia de Deus?

Este jovem não é um caso isolado. Muitas pessoas estão perplexas quanto a este assunto vital. O que é o pecado imperdoável? Será que um indivíduo sabe quando e se o comete? Porque é imperdoável? Existe um pecado tão grande que nem mesmo Deus o pode perdoar?

Sendo o pecado imperdoável, o pecado contra o Espírito Santo, é extremamente importante compreender como o Espírito Santo trabalha no nosso coração. Esta lição irá revelar claramente o que é o pecado imperdoável e como podemos evitar rejeitar as reivindicações do Espírito Santo sobre a nossa vida.

Textos Bíblicos para Estudo

Mateus 12:31 Atos 2:38 I João 1:9 João 16:7-8 Mateus 28:19 Efésios 4:30 Génesis 6:3-8 II Pedro 1:21 II Timóteo 3:16 João 16:13 João 12:35 Atos 5:32 João 14:15-16 Gálatas 5:16 Gálatas 5:22-26 Hebreus 10:16 Apocalipse 22:17

Complemento ao Estudo

  • Os fariseus atribuíram o poder de Jesus de operar milagres a Belzebu (outro nome para Satanás) em lugar de o atribuírem a Deus. Porque o fizeram? Por uma simples razão: Se aceitassem os milagres de Cristo, tinham de O aceitar como sendo divino. Isto significaria uma mudança profunda na sua vida. O pecado imperdoável não é um pecado específico, como o adultério, o assassínio, roubar ou praguejar. Jesus afirma claramente que ?todo o pecado? será perdoado. O pecado imperdoável é a recusa em aceitar Jesus como Ele é, o nosso amoroso e perdoador Salvador. Como iremos descobrir na lição de hoje, tem a ver com um coração endurecido e não arrependido.

  • Todos os pecados de que houve arrependimento e confissão serão perdoados. O pecado imperdoável não é um género de pecado. É um grau de pecado. A pessoa recusa arrepender-se. Fecha a sua mente à influência do Espírito Santo. O pecado imperdoável é um estado de rebelião aberta em que os apelos do Espírito Santo são, primeiro, ignorados, depois, resistidos, e, por fim, totalmente rejeitados, de modo que deixamos de os sentir.

  • A Bíblia chama ao Espírito Santo o nosso ?ajudador?. As Escrituras referem-se ao Espírito Santo como ?Ele?, o pronome da terceira pessoa.

  • O Espírito Santo não é uma coisa. O Espírito Santo não é uma força impessoal. O Espírito Santo é a terceira pessoa da Divindade.

  • Durante a época do Dilúvio, toda uma geração rejeitou as súplicas do Espírito Santo. Consequentemente, não houve nada mais que Deus pudesse fazer. Após ter apelado através de Noé durante 120 anos e ter enviado o Seu Espírito com grande poder, os homens e as mulheres tomaram a sua decisão final e irrevogável. O Espírito Santo convence-nos do pecado, conduz-nos ao arrependimento e à confissão. Sempre que resistimos ao Seu convincente poder, estamos a endurecer o nosso coração. Sempre que nos recusamos a abandonar o pecado, o Espírito Santo faz-nos saber que estamos a endurecer o nosso coração.

  • O Espírito Santo revelou a verdade das Escrituras aos escritores da Bíblia e conduz-nos na compreensão dessas verdades. É extremamente perigoso rejeitar qualquer verdade na Palavra de Deus. Fazê-lo é resistir ao Espírito Santo, que nos conduz à verdade. Uma vez que a Bíblia foi escrita por homens e mulheres sob a influência do Espírito Santo, resistir a qualquer ensino da Bíblia é endurecer o coração contra a influência do Espírito de Deus.

  • O Espírito Santo revelou muitas verdades nestas lições que podem ser novas para nós. Ele conduziu-nos à compreensão da verdade sobre a Salvação, a Segunda Vinda de Cristo, o Sábado, o estado dos seres humanos na morte, a vida saudável, o baptismo por imersão, a verdadeira Igreja de Deus, e muito, muito mais.

  • Através do Espírito somos convencidos do pecado e conduzidos à verdade. O Espírito transforma o nosso coração, dando-nos um novo desejo de servir Deus. Novo poder flui na nossa vida através do Espírito e somos ressuscitados da morte espiritual para a vida espiritual.

  • O Espírito Santo convida-nos a entregarmo-nos totalmente a Deus. Convida-nos a irmos a Ele com toda a nossa culpa, as nossas fraquezas e as nossas dúvidas. Quando o fazemos, Ele promete dar-nos um novo começo numa nova vida.

O Meu Compromisso Pessoal

Decido abrir o meu coração a Deus e pedir-Lhe em oração o poder do Espírito Santo, para me conduzir para a vida que Ele deseja que eu viva.