Força Para Viver Espiritualidade

A vida, na verdade, não é fácil. A família, o trabalho, o futuro e até as coisas mais simples e bonitas da vida, perdem a sua cor e alegria quando nos faltam as forças para lutar e vencer. Através desta viagem pela Bíblia, em 29 lições, será conduzido, através de citações e questões, a respostas sobre a fiabilidade da Palavra, a natureza de Deus, o que acontece após a morte e o plano da salvação. Tenha uma vida com sentido e encontre força para viver!

Lições

O Armagedon e as Sete Últimas Pragas

Deus revela ao Cristão, através da profecia, um esboço dos acontecimentos futuros.

Em 1945, William Ripley, do programa radiofónico Believe It or Not (Acredite ou Não), encontrava-se entre as ruínas de Hiroshima, no Japão. A partir daquela cidade devastada pela bomba atómica, Ripley anunciou à sua audiência radiofónica: ?Estou no lugar onde começou o fim do mundo.?

Numerosas guerras durante o século XX fizeram com que a possibilidade de um fim próximo se tenha apoderado dos líderes mundiais. Entre os profetas da desgraça de hoje encontram-se legisladores, educadores, sociólogos, cientistas e ambientalistas. Milhares estão paralisados de horror em face do futuro. Vagueiam num labirinto de confusão.

Deus revela ao Cristão, informado através da profecia, um esboço dos acontecimentos futuros. De acordo com a profecia bíblica, a crise final não é um mero combate militar. É a última batalha do já longo conflito entre Cristo e Satanás.

As sete últimas pragas e a batalha do Armagedon centram-se no fim da história humana e na vinda de Cristo. É com este pano de fundo que entramos nesta lição bíblica.

Textos Bíblicos para Estudo

Apocalipse 13:16-17 Apocalipse 14:9-10 Apocalipse 15:1 Apocalipse 16:15 Salmos 91:2-10 Isaías 33:16 Salmos 46:1-2 Apocalipse 16:14 Apocalipse 16:16 Apocalipse 16:17-21 Apocalipse 19:11-16

Complemento ao Estudo

  • Como Satanás odeia Deus, deseja que todos os homens e mulheres recebam o seu sinal em lugar do selo de Deus. Quando todos os seres humanos tiverem escolhido entre o sinal da besta e o selo de Deus, as pragas cairão. Todos os que, com conhecimento de causa, aceitarem dar a sua lealdade à besta, substituindo os mandamentos de Deus divinamente inspirados por um decreto humano, irão receber as sete últimas pragas.
O Teste Fim do Tempo da Graça Livramento
Época Presente Sinal da Besta
Selo de Deus
Pragas derramadas 1,2,3,4,5,6,7 Regresso de Jesus
Sinais da Vinda de Cristo Um tempo de decisão final para toda a humanidade - O povo de Deus é perseguido O Povo de Deus é Protegido.
Os ímpios são afligidos.
  • Apocalipse 16:2-15 enumera as primeiras seis pragas:
  1. Chaga maligna.

  2. Mar de sangue.

  3. Os rios e as fontes de água como sangue.

  4. O sol abrasa as pessoas.

  5. Trevas sobre o trono da besta.

  6. Batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso.

  • O texto de Apocalipse 16:15 é o encorajamento de Cristo aos Seus seguidores, incitando-os a perseverarem em face do Seu breve regresso. Estas pragas são chamadas as sete últimas pragas. Caíram dez pragas sobre o Egipto nos tempos do Antigo Testamento. As três primeiras caíram tanto sobre os Egípcios como sobre os Israelitas; as últimas sete caíram apenas sobre os Egípcios. No tempo do fim, as sete últimas pragas caem apenas sobre os ímpios, enquanto os justos, ainda na Terra, serão protegidos. Jesus vem como um ladrão, depois das pragas, não antes.

  • A palavra ?Armagedon? vem do hebraico Har Meguiddo, que significa ?montanha de Meguido?. Durante uma das maiores crises de Israel, quando parecia que a desgraça estava iminente, Deus interveio e enviou reforços precisamente no momento certo (Juízes 5:19). Durante os últimos dias da história da Terra, enfurecido pelas pragas, todo o mundo será transformado num vasto campo de batalha, quando os ímpios tentam destruir o povo de Deus. Parecerá que nada os pode salvar.

  • Quando o inimigo está pronto para cair sobre o povo de Deus, como um leão que espreita a sua presa para a destruir, Deus irá manifestar o Seu poder para os livrar.

  • Nos últimos momentos da História Jesus regressa como Rei dos reis e Senhor dos senhores, e destrói Satanás e as suas obras de modo final e completo. Os seguidores de Cristo triunfam; o bem vence!

O Meu Compromisso Pessoal

Desejo estar do lado vencedor e ser vitorioso na última guerra da Terra. Agora mesmo entrego totalmente a minha vida a Jesus.