Força Para Viver Espiritualidade

A vida, na verdade, não é fácil. A família, o trabalho, o futuro e até as coisas mais simples e bonitas da vida, perdem a sua cor e alegria quando nos faltam as forças para lutar e vencer. Através desta viagem pela Bíblia, em 29 lições, será conduzido, através de citações e questões, a respostas sobre a fiabilidade da Palavra, a natureza de Deus, o que acontece após a morte e o plano da salvação. Tenha uma vida com sentido e encontre força para viver!

Lições

O Apocalipse Prediz 1000 Anos de Black-out

Um dos mais fascinantes assuntos bíblicos é a predição dos ?1000 anos de black-out mundial?, ou seja, o milénio. A palavra ?milénio? vem do latim e significa 1000 anos. Ensinam-se muitas teorias diferentes relativamente ao futuro do nosso mundo. Alguns Cristãos acreditam que a Segunda Vinda de Cristo irá iniciar uma Era Dourada para a Humanidade, na Terra ? um período de tempo durante o qual todos serão convertidos e a paz prevalecerá. Outros acreditam que o período de 1000 anos será um tempo de angústia e de dificuldades, de conflito e de caos.

Uma terceira perspectiva é de que o milénio se segue imediatamente ao regresso de Cristo. É um período em que todos os justos estão no Céu. Satanás e os seus anjos são deixados na Terra, e os ímpios estão mortos. No final destes 1000 anos, Deus cria um novo Céu e uma nova Terra.

Sobre este assunto, tal como com todos os outros, vamos descobrir o que a Bíblia ensina realmente. Nesta lição iremos descobrir a resposta para as seguintes perguntas:

  1. Que acontecimentos ocorrem no regresso de Jesus?
  2. Que eventos ocorrem durante os 1000 anos?
  3. Que eventos ocorrem no final dos 1000 anos?

Textos Bíblicos para Estudo

I Tessalonicenses 4:16-17 II Tessalonicenses 1:7-10 II Tessalonicenses 2:8 Jeremias 25:33 Apocalipse 16:17-20 Jeremias 4:23-27 Apocalipse 19:17-18 Apocalipse 20:1-3 João 14:1-3 Apocalipse 20:4 I Coríntios 6:1-3 João 5:28-29 Apocalipse 20:5 Apocalipse 20:7-9 Apocalipse 21:2 II Pedro 3:13

Complemento ao Estudo

  • Os profetas do Velho Testamento descreveram frequentemente condições que ocorreriam como resultado da rebelião de Israel contra Deus. Como resultado da desobediência, Deus permitiria que exércitos pagãos destruíssem milhares de Israelitas. A profecia de Jeremias vai para além do antigo Israel. Estende-se até ao futuro. Descreve uma destruição universal, de uma ponta à outra da Terra, de todos aqueles que se revoltam contra Deus.

  • A predição de Jeremias descreve de forma correcta a destruição de Israel nas mãos dos Babilónios. Como os termos da passagem claramente mostram, também descreve a completa devastação da Terra aquando da Segunda Vinda de Cristo.

  • O termo ?abismo? tem um sentido idêntico à descrição da Terra, ?assolada e vazia?, de Jeremias 4:23. Estas expressões também são paralelas com a descrição do mundo aquando da sua criação ? um lugar de desolação e de trevas. Estes paralelos mostram claramente que Satanás está preso na Terra, incapaz de tentar seja quem for. A Bíblia usa o termo ?cadeia? não como referindo-se a cadeias literais, mas a cadeias de trevas (veja II Pedro 2:4).

  • Durante o milénio, os justos têm oportunidade de observar, em primeira mão, a justiça e o amor de Deus ao lidar com o problema do pecado. De uma nova maneira, mais clara do que nunca, eles vêem as Suas tentativas intensas para salvar todas as pessoas. Compreendem, de um modo novo, que todos os que estão perdidos estão-no por causa da sua própria rejeição pessoal dos apelos de Cristo.

  • Algumas pessoas são confundidas pela última parte deste texto: ?...esta é a primeira ressurreição? (versículo 5, última parte). De acordo com a Bíblia, ?os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro? (I Tessalonicenses 4:16-17). Apocalipse 20 está a discutir o destino dos salvos que foram ressuscitados na primeira ressurreição. ?E viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos? (Apocalipse 20:4). Isto conduziria, logicamente, à questão: Então e o resto dos mortos (os perdidos)? Numa breve frase, João responde a esta pergunta: ?Mas os outros mortos não reviveram até que os mil anos se acabaram? (Apocalipse 20:5, primeira parte). O apóstolo, então, continua com o seu principal tema de discussão ? a primeira ressurreição, a ressurreição dos justos ?, ao declarar ?Bem-aventurado e santo é aquele que toma parte na primeira ressurreição? (Apocalipse 20:6).

  • O grande desafio do milénio é o facto de que os homens e as mulheres devem escolher, hoje, onde irão passar a Eternidade. Não existe uma segunda oportunidade após Jesus voltar. A Bíblia afirma claramente: ?Eis aqui, agora, o tempo aceitável, eis aqui, agora, o dia da salvação? (II Coríntios 6:2). Milhares perder-se-ão porque estão a olhar para diante, para um tempo futuro, para tomarem uma decisão por Jesus Cristo. Jesus convida-nos a entregarmos-Lhe toda a nossa vida, hoje mesmo.

O Meu Compromisso Pessoal

Decido permitir que Deus reine no trono do meu coração e anseio prestar-Lhe a minha adoração na cidade santa por toda a Eternidade.