Força Para Viver Espiritualidade

A vida, na verdade, não é fácil. A família, o trabalho, o futuro e até as coisas mais simples e bonitas da vida, perdem a sua cor e alegria quando nos faltam as forças para lutar e vencer. Através desta viagem pela Bíblia, em 29 lições, será conduzido, através de citações e questões, a respostas sobre a fiabilidade da Palavra, a natureza de Deus, o que acontece após a morte e o plano da salvação. Tenha uma vida com sentido e encontre força para viver!

Lições

Identificada a Igreja de Deus

Faz alguma diferença qual a Igreja que frequentamos?

De acordo com um livro recente sobre as Igrejas americanas, existem mais de 250 grandes grupos religiosos nos Estados Unidos. Além disso, existem centenas de Igrejas independentes mais pequenas, seitas e grupos religiosos. Todos dizem representar Deus. Todos reclamam ensinar a verdade. Mas todos são diferentes uns dos outros.

Os ensinos de cada uma das Igrejas ou grupos variam frequentemente e de modo significativo entre si. Obviamente, tendo ensinos tão diferentes, não podem, todos eles, estar certos.

Quem não esteja dentro do assunto é facilmente confundido por esta desconcertante panóplia de Igrejas. Algumas pessoas têm concluído, inclusivamente, que a descoberta da verdade é uma questão pessoal. Argumentam que a verdade é um assunto de opinião: ?Tu tens a tua verdade e eu tenho a minha?, dizem. ?Tu vês à tua maneira e eu vejo à minha.?

Isto coloca-nos algumas questões importantes. A descoberta da verdade é uma questão de sorte? Tem Deus uma Igreja verdadeira, hoje? Faz alguma diferença qual a Igreja que frequentamos? Se Deus tem uma Igreja verdadeira, como podemos encontrá-la?

Esta lição ajudar-nos-á a responder a estas questões importantes directamente da própria Bíblia. Ao longo dos tempos, Deus manteve sempre uma Igreja composta de crentes dedicados e fiéis aos Seus princípios.

Textos Bíblicos para Estudo

Génesis 26:4-5 Deuteronómio 7:6 Deuteronómio 7:9 João 14:15 Apocalipse 12:17 Apocalipse 14:12 I Timóteo 3:15 Apocalipse 14:6 Apocalipse 14:7 Apocalipse 14:8 Apocalipse 14:9 Apocalipse 14:13

Complemento ao Estudo

  • Como Abraão Lhe foi fiel, Deus desejou apresentar às nações deste mundo o conhecimento do verdadeiro Deus através da família (ou Igreja) de Abraão. O filho de Abraão, Isaque, passou a bênção de Deus para o seu filho Jacob. Os 12 filhos de Jacob tornaram-se nos fundadores da nação israelita. Israel foi a Igreja do Velho Testamento. Deus desejou revelar o conhecimento da Sua glória ao mundo através da Sua Igreja, Israel.

  • Embora, por vezes, fosse infiel, Israel permaneceu como o povo escolhido de Deus (ou Igreja) ao longo de todo o Antigo Testamento. O povo, ou Igreja de Deus, é descrito como ?os que o amam e guardam os seus mandamentos? (Deuteronómio 7:9).

  • Quer no Antigo quer no Novo Testamentos, Deus identifica os Seus seguidores como aqueles que O amam e guardam os Seus mandamentos. O amor conduz sempre à obediência.

  • A versão Almeida da Bíblia usa a palavra ?remanescente?, em Apocalipse 12:17, para descrever a verdadeira Igreja de Deus. Algumas traduções, como A Boa Nova, dizem: ?o resto da sua descendência.? A palavra ?remanescente? significa literalmente ?aqueles que restam?. No cenário de Apocalipse, o remanescente são aqueles que restam ou permanecem fiéis a Deus. Tanto no Velho como no Novo Testamentos, Deus tem um grupo de pessoas que Lhe obedecem por amor, guardando os Seus mandamentos. A sua lealdade à verdade de Deus não aceita hesitações.

  • A Igreja do Novo Testamento está baseada na ?palavra? ou ?verdade? de Deus. Em Mateus 16, no versículo 18, Jesus prometeu: ?Edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.? Cristo tem uma Igreja, um grupo organizado de crentes fiéis e obedientes.

  • O Evangelho é a ?boa-nova? de que Jesus perdoou os nossos pecados, de que, através da Sua morte, podemos tornar-nos filhos de Deus, e de que, através do Seu poder, podemos viver vidas transformadas e obedientes.

  • A verdadeira Igreja ensina que estamos a viver na hora de um julgamento que antecede a vinda de Cristo. Ela tem uma mensagem urgente para o mundo. É uma Igreja ?Adventista?. Ensina que Cristo veio uma vez e que virá de novo.

  • ?Temer Deus? significa respeitar, reverenciar ou obedecer a Deus. Dar glória a Deus é honrá-l?O no que fazemos, incluindo o comer e o beber. É uma mensagem de obediência às leis físicas e morais de Deus. A verdadeira Igreja chama homens e mulheres a adorarem no Sábado bíblico como memorial da Criação (Apocalipse 4:11; Êxodo 20:8-11). É um convite para regressar ao Sábado bíblico, o sétimo dia.

  • Babilónia é um símbolo de confusão religiosa. O vinho é um símbolo de falsa doutrina que confunde a mente. A mensagem de Deus dos últimos dias chama-nos da falsidade para a verdade.

  • A verdadeira Igreja avisa homens e mulheres para não aceitarem adorar a besta. Numa próxima lição será abordado o assunto da marca da besta. A crise final será sobre a adoração. Deus chama-nos da falsa para a verdadeira adoração. Ele convida-nos a adorarmos o Criador, no Sábado, como um sinal da nossa lealdade para com Ele.

  • CARACTERÍSTICAS DA VERDADEIRA IGREJA DE DEUS:

? É um movimento de dimensão mundial.

? Proclama o Evangelho eterno.

? Ensina que estamos a viver na hora do Juízo e enfatiza que Jesus virá em breve.

? Conduz homens e mulheres a obedecerem aos mandamentos de Deus.

? Ensina homens e mulheres a ?darem glória a Deus? no que comem ou bebem. Ajuda-os a entenderem a necessidade de se absterem de álcool, tabaco e alimentos imundos.

? Explica o significado de adorar o nosso amoroso Criador no Sábado.

? Conduz homens e mulheres para fora da confusão religiosa, em direcção às verdades de Deus.

? Avisa para não se aceitar qualquer sinal de autoridade humana (a marca da besta) no lugar da Palavra de Deus.

? Ensina que a morte é um descanso pacífico até à ressurreição.

  • Existe apenas um movimento religioso em todo o mundo que está a pregar estas mensagens celestiais de Apocalipse 14. Existe apenas uma Igreja em todo o mundo que está a proclamar urgentemente as verdades dos três anjos de Apocalipse 14 ? a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Esta Igreja não é apenas outra denominação. É um movimento divino profetizado e erguido por Deus. É um movimento profético que proclama a verdade para os dias que antecedem a Segunda Vinda de Cristo.

O Meu Compromisso Pessoal

Agradeço a Deus por ter preservado a corrente da verdade ao longo dos séculos. Quero dedicar a minha vida a seguir a Sua verdade e desejo sinceramente descobrir a Sua verdadeira Igreja.