Força Para Viver Espiritualidade

A vida, na verdade, não é fácil. A família, o trabalho, o futuro e até as coisas mais simples e bonitas da vida, perdem a sua cor e alegria quando nos faltam as forças para lutar e vencer. Através desta viagem pela Bíblia, em 29 lições, será conduzido, através de citações e questões, a respostas sobre a fiabilidade da Palavra, a natureza de Deus, o que acontece após a morte e o plano da salvação. Tenha uma vida com sentido e encontre força para viver!

Lições

Como Enterrar Com Sucesso o Passado

Faz alguma diferença o modo como a pessoa é baptizada?

As palavras finais são extremamente importantes, como, por exemplo, as palavras de despedida. Imaginemos uma família reunida à volta de uma cama de hospital, tentando ansiosamente apanhar cada palavra proferida por um ente querido que vai morrer. Sim, as palavras finais são importantes!

As últimas palavras de Cristo foram das mais importantes que Ele alguma vez pronunciou. A Sua última ordem aos Seus discípulos foi: ?Portanto, ide, ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco, todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém? (Mateus 28:19 e 20).

Cristo mandou os Seus discípulos irem instruir o povo nos princípios da vida cristã. Quando as pessoas aceitassem os requisitos do Seu amor e se tornassem Seus discípulos, o sinal da sua lealdade e do início de uma nova vida era o baptismo.

O assunto do baptismo levanta realmente muitas questões. Até que ponto o baptismo bíblico é importante? É o baptismo essencial à nossa salvação? Faz alguma diferença o modo como a pessoa é baptizada? Quantos tipos de baptismo existem? São a aspersão, o derramamento e a imersão a mesma coisa? A nossa lição de hoje responde a estas questões directamente a partir da Bíblia.

Textos Bíblicos para Estudo

Marcos 16:16 João 3:5 Efésios 4:5 Marcos 1:9-10 Atos 8:38 Mateus 3:16-17 Atos 2:38-39 Atos 22:16 Atos 8:36-37 Mateus 28:19-20 Romanos 6:3-4 Atos 2:41-42 Atos 2:47 I Coríntios 12:13 I Coríntios 12: 27-28 Atos 19:1-5 Apocalipse 22:17

Complemento ao Estudo

  • O baptismo é muito mais do que um ritual sem vida. É um símbolo profundamente espiritual de completo e total compromisso com Cristo. Representa o sepultamento da velha vida e a ressurreição para uma nova vida com Cristo.

  • É bastante óbvio que Jesus foi totalmente submerso por João no rio Jordão. O Evangelho de João afirma que João Baptista baptizava no rio Jordão, porque aí existia muita água (João 3:23). A imersão total é o único método de baptismo descrito na Bíblia.

  • Tanto Filipe como o Etíope entraram na água. Então, Filipe colocou o Etíope completamente debaixo de água. Para simbolizar correctamente a morte do velho homem de pecado, o sepultamento com Cristo e a ressurreição em Cristo para uma nova vida, o candidato deve entrar na água, ser completamente coberto pela água e erguer-se da água. O baptismo por imersão é o único método bíblico.

  • O baptismo é um símbolo de limpeza espiritual. A água do baptismo em si mesma não nos salva, mas significa que aceitamos o sangue de Cristo, que efectivamente nos purifica dos nossos erros do passado.

  • O arrependimento é uma tristeza profunda pelo pecado. Significa um desejo consciente de se afastar daquelas coisas que vão contra a vontade de Deus e entristecem o Seu coração.

  • Esta convicção é mais do que aceitar intelectualmente um credo particular. É um compromisso sincero com Jesus e com a Sua Palavra. É um voltar-se para Ele de todo o coração, crendo que Ele é o Salvador, o único que pode perdoar o pecado e ajudar-nos a vencer na vida.

  • Embora a aprendizagem seja um processo que dura toda a vida, e não devamos esperar até que sintamos que apreendemos toda a verdade antes do baptismo, importa, no entanto, compreender as verdades básicas da Bíblia antes de tomarmos uma decisão tão importante.

  • O baptismo simboliza a morte para o pecado e a ressurreição para uma nova vida em Jesus Cristo. Vivendo para Jesus, nós estamos plenamente vivos. O baptismo por imersão total é o verdadeiro símbolo de que aceitamos a morte, o sepultamento e a ressurreição do nosso Senhor. Através do baptismo, reconhecemos que agora estamos a andar em ?novidade de vida?.

  • Paulo rebaptizou crentes que tinham sido baptizados por João Baptista no rio Jordão, mas que nunca tinham ouvido falar sobre o Espírito Santo. Na medida em que a verdade sobre Cristo despontou na sua mente, eles foram rebaptizados como um símbolo do seguimento de toda esta nova verdade. Existem alguns Cristãos que iniciam uma nova e profunda experiência com Jesus ao descobrirem novas verdades no Plano da Salvação. Eles desejam tornar-se parte da Igreja de Cristo e decidem ser rebaaptizados.

  • Jesus convida-nos a irmos até Ele. O baptismo é um símbolo de que queremos servi-l?O sem qualquer reserva. A nossa entrega é completa. Ele promete limpar-nos do nosso passado e dar-nos uma nova vida. Tornamo-nos parte da Sua família, a Igreja.

O Meu Compromisso Pessoal

Porque amo Jesus, desejo testemunhar publicamente da minha fé n'Ele. Decido seguir o exemplo do meu Senhor no baptismo por imersão.