Força Para Viver Espiritualidade

A vida, na verdade, não é fácil. A família, o trabalho, o futuro e até as coisas mais simples e bonitas da vida, perdem a sua cor e alegria quando nos faltam as forças para lutar e vencer. Através desta viagem pela Bíblia, em 29 lições, será conduzido, através de citações e questões, a respostas sobre a fiabilidade da Palavra, a natureza de Deus, o que acontece após a morte e o plano da salvação. Tenha uma vida com sentido e encontre força para viver!

Lições

Como Encontrar Paz Interior

Desassossego, angústia e permanente inquietação parecem dominar a sociedade actual. Contudo, apesar dos problemas e das dificuldades, é-nos possível desfrutar de alegria e paz interior profundas.

Já alguma vez nos sentimos como se alguma coisa faltasse na nossa vida? Já alguma vez perguntámos: ?Como poderei encontrar um sentido mais profundo para a minha vida? Como poderei encontrar paz de espírito?? Alguma vez nos perguntámos: ?Existirá algo mais na vida, para além do mero levantar todos os dias de manhã, ir para o trabalho a correr, regressar a casa, jantar, ver televisão, ir para a cama, levantar de novo e voltar a fazer as mesmas coisas no dia seguinte e assim por diante?? Existirá algo mais na vida do que a monotonia da rotina diária?? Suponhamos que alguém descobria um comprimido que garantiria uma permanente paz de espírito. O seu fabricante provavelmente tornar-se-ia milionário de um momento para o outro. Um pouco por todo o lado, milhões de pessoas procuram, desesperadamente, paz de espírito. Multidões carregam o fardo do sentimento de culpa. Sentir-se inseguro, perturbado emocionalmente e não aceite pelos outros produz um vazio interior. As doenças relacionadas com a mente, tais como as úlceras de estômago, os ataques cardíacos e os esgotamentos nervosos, são o flagelo da nossa sociedade. Na raiz destas perturbações ou doenças, está o sentimento profundo de insegurança e de falta de paz. A nossa lição de hoje apresenta-nos a solução de Deus para o problema do sentimento de culpa. Revela-nos a única e verdadeira solução para o problema de como encontrar a paz de espírito.

Textos Bíblicos para Estudo

Romanos 3:19 Romanos 3:23 Romanos 6:23 Isaías 59:2 João 3:16 Hebreus 2:9 Hebreus 2:14 Isaías 53:4-6 Isaías 53:12 II Coríntios 5:21 Gálatas 3:13 Efésios 2:8 Atos 16:30 Atos 16:31 Atos 3:19 I João 1:9 Apocalipse 3:20 I João 5:11-13

Complemento ao Estudo

  • Isaías, um profeta do Velho Testamento, usa estas expressões, declarando que Cristo foi ?ferido pelas nossas transgressões?, ?moído pelas nossas iniquidades [pecados]?, ?contado entre os transgressores?, e que ?levou sobre si o pecado de muitos?. No Plano da Salvação, Jesus suporta a culpa dos nossos pecados. Ele credita a Sua perfeita rectidão na nossa conta. Nós temos uma dívida de pecado que nunca poderemos pagar. Jesus pagou a enorme dívida por meio do derramamento do Seu sangue. Morreu a morte que nós merecíamos, para que possamos viver a vida que Ele merece.

  • Acreditar é, simplesmente, receber a graça que Deus tão liberalmente oferece. O plano de Deus para nos salvar é simples. É tão simples que qualquer pessoa o pode compreender. Com frequência, tem sido considerado tão complicado que poucos o entendem. Há quatro passos básicos que nos permitem receber Cristo. Vamos ver cada um deles:

1º Passo: CRER ? João 3:16 ?Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.?

2º Passo: ARREPENDER-SE ? Actos 3:19 ?Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados.?

3º Passo: CONFESSAR ? I João 1:9 ?Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.?

4º Passo: RECEBER ? Apocalipse 3:20 ?Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

A Bíblia ensina-nos quatro simples passos para a Salvação. Primeiro, acreditar que Deus nos ama e quer salvar-nos por intermédio de Jesus Cristo. Segundo, deixar que o Espírito Santo nos conduza ao arrependimento. Arrependimento é sentir tristeza pelos pecados que nos separam de Deus e abandoná-los. Terceiro, confessar os nossos pecados e admitir que somos pecadores e que necessitamos de Jesus Cristo. E quarto, receber, hoje, Jesus Cristo no nosso coração. Crer que Ele já está no nosso coração, porque Ele prometeu fazê-lo quando Lho pedimos sinceramente. Não duvidemos. Não questionemos. Acreditemos que Jesus Cristo agora reina no nosso coração, porque, com fé simples e dedicação, Lhe pedimos para entrar na nossa vida. Na medida em que acreditamos, nos arrependemos, confessamos e recebemos Jesus Cristo na nossa vida, teremos paz interior.

  • Receber e aceitar Jesus é receber e aceitar o Seu dom da vida eterna. Se aceitámos Jesus e, pela fé, acreditamos que Ele é o nosso Salvador pessoal, podemos ter a certeza da vida eterna. A culpa desaparece. Segundo a Palavra de Deus, nós somos aceites ?no amado (Cristo)? (Efésios 1:6). Temos a Redenção (Libertação) através do Seu sangue (Efésios 1:7). Somos adoptados na família de Deus e fazemos agora parte da família real do Céu.

O Meu Compromisso Pessoal

Quero abrir o meu coração a Jesus e receber o dom da vida eterna que Ele tão amorosamente oferece.