Força Para Viver Espiritualidade

A vida, na verdade, não é fácil. A família, o trabalho, o futuro e até as coisas mais simples e bonitas da vida, perdem a sua cor e alegria quando nos faltam as forças para lutar e vencer. Através desta viagem pela Bíblia, em 29 lições, será conduzido, através de citações e questões, a respostas sobre a fiabilidade da Palavra, a natureza de Deus, o que acontece após a morte e o plano da salvação. Tenha uma vida com sentido e encontre força para viver!

Lições

As Seitas Modernas Identificadas de Cinco Maneiras

Há alguma maneira clara de identificar falsos mestres religiosos?

As seitas estão a ganhar terreno. Falsos mestres religiosos continuam a atrair multidões. Pessoas sinceras são enganadas. Os riscos são grandes. Faz toda a diferença saber a quem seguimos. Mais de 900 membros do Templo do Povo seguiram o seu líder, Jim Jones, num caminho de morte, para as selvas da Guiana, no final dos anos 70. Os seguidores de David Koresh morreram num incêndio em Waco, Texas. Membros da seita Porta do Céu evidentemente deram ouvidos ao seu líder, Marshall Applewhite, e cometeram suicídio em massa num rico subúrbio do Sul da Califórnia.

Por que razão foram estas pessoas enganadas? Há alguma maneira clara de identificar falsos mestres religiosos? Esta lição irá apresentar cinco características identificativas de uma seita para evitar que sejamos enganados.

Textos Bíblicos para Estudo

Mateus 24:5 Mateus 24:11 Mateus 24:24 João 8:32 Salmos 146:3 Isaías 45:22 Marcos 7:7-8 Lucas 11:52 I Tessalonicenses 5:21 João 17:17 Josué 24:15 Apocalipse 22:17 Apocalipse 13:13 Apocalipse 16:13 Apocalipse 19:20 II Tessalonicenses 2:9-12 Efésios 1:6 Efésios 2:19 Apocalipse 14:7

Complemento ao Estudo

  • CARACTERÍSTICA IDENTIFICATIVA 1 - As seitas têm, usualmente, um poderoso líder humano que se torna no messias da seita.

  • CARACTERÍSTICA IDENTIFICATIVA 2 - A palavra do líder da seita ou os ensinos da seita tornam-se verdade absoluta,colocando na sombra os ensinos das Escrituras.

  • CARACTERÍSTICA IDENTIFICATIVA 3 - As seitas usam tácticas de ?pressão? para coagir os seus membros à submissão.

  • CARACTERÍSTICA IDENTIFICATIVA 4 - As seitas apelam regularmente a milagres como sinais das suas ?credenciais divinas?.

Certamente Deus pode fazer e faz milagres. Os falsos mestres religiosos exploram esta verdade para seu benefício. Eles apelam para o espectacular, o sensacional, como forma de sinal divino em vez de uma vida transformada.

  • CARACTERÍSTICA IDENTIFICATIVA 5 - As seitas insistem frequentemente com os ?convertidos? para que deixem as suas famílias.

Ao isolarem os membros da família, eles consumam as suas tácticas de lavagem cerebral. O Cristianismo bíblico chama homens e mulheres para seguirem Jesus e se colocarem a favor da verdade, mas também os chama a testemunharem às suas famílias (I Coríntios 7:13 e 14; Efésios 5:22 e 23). As seitas proliferam porque oferecem a pessoas solitárias e fragilizadas uma atmosfera familiar.

  • A mensagem de Deus para os últimos dias é um chamado a entregarmos a nossa inteira lealdade ao nosso amoroso Criador. É um chamado para Lhe darmos a nossa total lealdade. Deus está à procura de homens e mulheres que:

? Sejam sensíveis ao apelo do Espírito Santo.

? Ouçam a Sua voz e O sigam, apesar dos obstáculos.

? Não adiram devotamente à voz de um líder religioso terrestre, mas sim à Sua voz.

? Não neguem a voz do Espírito no seu coração para ouvirem alguma voz humana.

? Sejam fiéis à sua consciência, a qualquer custo.

?A maior necessidade do mundo é de homens ? homens que não se comprem nem se vendam, homens que, no íntimo da alma, sejam verdadeiros e honestos, homens que não temam chamar o pecado pelo seu próprio nome, homens cuja consciência é tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo, homens que permaneçam de pé pelo que é recto, ainda que os céus se abatam.? Education, p. 57.

O Meu Compromisso Pessoal

Comprometo-me a fazer a vontade de Deus. Olhando para Jesus como meu Salvador pessoal, decido seguir a Sua verdade e obedecer à Sua Palavra.