Força Para Viver Espiritualidade

A vida, na verdade, não é fácil. A família, o trabalho, o futuro e até as coisas mais simples e bonitas da vida, perdem a sua cor e alegria quando nos faltam as forças para lutar e vencer. Através desta viagem pela Bíblia, em 29 lições, será conduzido, através de citações e questões, a respostas sobre a fiabilidade da Palavra, a natureza de Deus, o que acontece após a morte e o plano da salvação. Tenha uma vida com sentido e encontre força para viver!

Lições

A Verdade Sobre a Morte

Podem os mortos comunicar-se com os vivos?

O que acontece cinco minutos após a morte? O Céu, o Inferno, o nada? O assunto da morte tem intrigado homens e mulheres ao longo dos séculos. Os livros sobre as experiências de ?quase-morte? têm sido catapultados ao estatuto de best-seller . Tem havido um espantoso ressurgimento do interesse no espiritismo e na comunicação com os mortos. Podem os mortos comunicar-se com os vivos? Sobrevive uma alma imortal ao corpo após a morte física?

Como pode o mistério da morte ser resolvido? Existem respostas fundamentadas à pergunta: ?O que acontece quando se morre?? A Bíblia dá-nos informações sãs e sensatas. Não só revela o que acontece quando se morre, mas também como encarar a morte com renovada esperança e confiança. Para responder à pergunta ?O que acontece quando se morre??, é preciso primeiro responder à pergunta ?O que aconteceu quando fomos criados??.

Textos Bíblicos para Estudo

Génesis 2:7 Ezequiel 18:4 I Timóteo 6:15-16 Romanos 2:7 Job 4:17 I Coríntios 15:51-54 Eclesiastes 12:7 Eclesiastes 9:5-6 Salmos 146:4 Tiago 2:26 Salmos 115:17 Salmos 6:5 João 11:11-14 Apocalipse 14:13 Apocalipse 1:18 I Tessalonicenses 4:16-17 I João 5:11-12

Complemento ao Estudo

  • A Bíblia não ensina que Deus colocou uma alma nos seres humanos no momento da sua criação. Ela afirma categoricamente que Deus formou o nosso corpo a partir do pó da terra e que soprou nele o sopro vital. Então, nós tornámo-nos num ser vivo. Algumas traduções bíblicas chamam-no ?alma vivente?. Para o pôr sob a forma de uma equação:

corpo + sopro = alma vivente.

  • ?Mortal? significa sujeito à morte. ?Imortal? significa não sujeito à morte, imperecível. A Bíblia nunca usa o termo imortal para descrever o que nós somos. Apenas o usa para descrever o que Deus é. A imortalidade é um dom que Deus nos dará.

  • A Bíblia não ensina que a alma regressa para Deus. A Bíblia menciona a palavra ?alma? aproximadamente 1800 vezes. Nunca usa nem uma só vez a expressão ?alma imortal?. Para os Cristãos que acreditam na Bíblia, a grande esperança é a ressurreição na Segunda Vinda de Cristo.

  • O espírito e o fôlego são o mesmo por todas as Escrituras. Quando uma pessoa morre, é o poder dador de vida de Deus, o Seu fôlego, que regressa. O Salmista David afirma-o desta forma: ?Sai-lhes o espírito? (Salmo 146:4). Não é uma entidade consciente. Não é uma alma imortal. A palavra hebraica para fôlego, ao longo de todas as Escrituras do Velho Testamento, é RUACH. Esta palavra hebraica significa ar, vento ou espírito. Job 27:3 fala acerca do espírito ou fôlego de Deus nas nossas narinas. Por ocasião da morte, este espírito ou fôlego regressa a Deus.

  • Deus, misericordiosamente, fecha os nossos olhos na morte para todo o desgosto, dor e desapontamento na Terra. Uma vez que ?os mortos não sabem coisa nenhuma? (Eclesiastes 9:5) e ?na morte não há lembrança de ti? (Salmo 6:5), é apenas lógico que ?os mortos não louvam ao Senhor? (Salmo 115:17).

  • A Bíblia compara a morte a um sono, mais de 50 vezes. Para o Cristão crente na Bíblia, a morte não deve ser mais temida do que um sono profundo. Quando estamos a dormir profundamente, não temos consciência do passar do tempo. Estamos em repouso ? repouso completo.

  • A morte é um sono pacífico até à vinda de Jesus. Não existe consciência da passagem do tempo no túmulo. Para os justos, o evento seguinte à morte é a ressurreição. A morte para o crente não deve ser mais temida do que o descanso nos braços de um Salvador que nos ama. Quando aceitamos Jesus, recebemos o dom da vida eterna e a promessa da imortalidade.

O Meu Compromisso Pessoal

Coloco a minha confiança em Jesus, certo de que me erguerá dos mortos na primeira ressurreição, se eu morrer antes de Ele voltar.