Força Para Viver Espiritualidade

A vida, na verdade, não é fácil. A família, o trabalho, o futuro e até as coisas mais simples e bonitas da vida, perdem a sua cor e alegria quando nos faltam as forças para lutar e vencer. Através desta viagem pela Bíblia, em 29 lições, será conduzido, através de citações e questões, a respostas sobre a fiabilidade da Palavra, a natureza de Deus, o que acontece após a morte e o plano da salvação. Tenha uma vida com sentido e encontre força para viver!

Lições

A Nossa Maior Necessidade - Um Novo Estilo de Vida!

Deus está profundamente interessado na nossa saúde física.

Há algum tempo, o Presidente da Associação Médica Americana falava a um grande grupo de cardiologistas na cidade de Nova Iorque. Começou o seu discurso com estas palavras: ?A maior necessidade da América é de um novo estilo de vida.? Mesmo um olhar casual para os hábitos de saúde da maioria dos Americanos indica que estas palavras são, de facto, verdadeiras. As doenças degenerativas, directamente relacionadas com padrões de hábitos defeituosos, estão a aumentar. As doenças cardíacas, a trombose, o cancro e a diabetes subiram até proporções epidémicas nos Estados Unidos. O mesmo acontece em Portugal e no resto do mundo.

Existe uma relação estreita entre o nosso bem-estar físico e o nosso bem-estar espiritual. Deus está profundamente interessado na nossa saúde física. O apóstolo João afirma-o sucintamente: ?Amado, desejo que te vá bem, em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma? (III João 2). O livro de Apocalipse ensina, claramente, que a mensagem de Deus sobre a saúde física é uma parte significativa da Sua mensagem dos últimos dias para o mundo.

Textos Bíblicos para Estudo

Apocalipse 14:7 I Coríntios 6:19-20 I Coríntios 10:31 Romanos 12:1 II Pedro 3:10-14 Tito 2:12-14 Provérbios 20:1 Provérbios 23:29-33 I Coríntios 3:16-17 Génesis 1:29 Génesis 2:16 Génesis 7:2-3 Levítico 11:1-4 Levítico 11:7-8 Levítico 11:9-11 Deuteronómio 7:12-15 Isaías 66:17 Filipenses 4:13 João 1:12

Complemento ao Estudo

  • Dar glória a Deus inclui uma entrega completa das nossas naturezas física, mental e espiritual a Deus. Envolve uma entrega de todo o nosso ser.

  • A vida cristã envolve a pessoa na sua totalidade. Ela inclui a rendição total do nosso corpo a Deus. Santidade envolve uma entrega total a Deus.

  • Alguns Cristãos bebem moderadamente e não vêem nisso mal algum. Mas a Bíblia ensina claramente que ?o vinho é escarnecedor?. Ele é enganador. Duas em cada cinco pessoas que começam a beber (40%) acabam por ter problemas graves com o álcool. São as pessoas que bebem moderadamente capazes de discernir quando estão a beber em demasia? O Dr. Melvin Kinsley, da Universidade da Carolina do Sul, demonstrou claramente que mesmo o hábito de beber moderadamente destrói milhares de células cerebrais. Afecta a consciência, a razão e o juízo. Nesta hora crítica da História, o povo de Deus necessita de possuir uma mente clara para tomar as decisões mais sábias. Pense nos benefícios sociais da abstinência do álcool. Deixar de beber bebidas alcoólicas reduziria dramaticamente o absentismo nos locais de trabalho, os acidentes de viação, bem como numerosos problemas conjugais. O álcool é frequentemente a ?porta de entrada? para o uso de drogas que alteram o estado mental. O aviso do Dr. Kinsley é correcto. Ele diz, sem qualquer dúvida: ?O único modo de lidar com o álcool é deixá-lo totalmente.?

  • A dieta original que Deus deu a Adão e Eva era composta de frutos, nozes, cereais e vegetais.

  • A carne de porco é extremamente gorda, contribuindo para doenças coronárias. É um facto bem provado que a triquinose resulta de se comerem produtos derivados de porcos contaminados. O toucinho e o presunto, sendo curados com nitratos, são cancerígenos. As provas científicas a favor da dieta de Deus estão a aumentar continuamente no Séc. XXI.

  • A Palavra de Deus declara que qualquer criatura viva do mar sem barbatanas e sem escamas é imunda. Todo o marisco, como caranguejos, bivalves, ostras, camarão e lagostas, é necrófago. É imundo. Como foi Deus que fez o nosso corpo, Ele deseja que tenhamos saúde, concedendo-nos estas instruções para que sejamos saudáveis.

  • Existem provas credíveis de que os Egípcios estavam a morrer com doenças do coração, cancro, diabetes, excesso de peso e doenças transmitidas sexualmente. Seguir os princípios de saúde de Deus faria uma diferença dramática para Israel e, se os seguirmos, também farão para nós uma grande diferença.

  • Embora possamos sentir-nos fracos, em Cristo somos fortes. A promessa de Deus é segura. O poder de Cristo é mais forte do que os nossos desejos físicos. Em Jesus, podemos ser vencedores. Seja qual for o nosso desejo ou hábito físico, existe vitória para nós em Cristo. O poder do Céu está disponível para nós hoje mesmo. O nosso Senhor pode não nos retirar imediatamente o nosso desejo ou ?gosto?, mas se confiarmos n?Ele, aceitando as Suas promessas, Ele dar-nos-á a vitória.

O Meu Compromisso Pessoal

Eu escolho entregar o meu corpo como um templo para a habitação do Espírito Santo. Decido introduzir no meu corpo apenas aquelas coisas que contribuirão para louvar e glorificar Deus.