A Fé de Jesus Espiritualidade

A sociedade contemporânea apresenta-nos hoje inúmeros desafios. O maior talvez seja a ideia de que é possível viver sem Deus. Embora nos pareça que muitas pessoas rejeitaram definitivamente Deus, reconhecemos igualmente que uma boa parte se sente perdida, à procura de algo novo, mais elevado e nobre, que consiga dar um sentido e um rumo certo à sua vida. No meio das complexidades, tragédias, alegrias e tristezas, ecoa por todo o lado um mesmo clamor ansioso: quero ser feliz, quero realizar-me, quero viver uma vida com sentido! O famoso psicoterapeuta austríaco de origem judaica Viktor Frankl, caracterizava este anseio interior como um vazio ou a Presença ignorada de Deus, que o homem teima em não reconhecer. Não podemos viver sem Deus. Necessitamos urgentemente do Seu amor, do Seu perdão e da Sua misericórdia. Este manual, ?A Fé de Jesus?, é um importante instrumento de trabalho. Com ele podemos descobrir os eternos desígnios de Deus e o maravilhoso Plano da Salvação que Ele, tão ternamente, nos quer revelar. Através de 20 Lições, este guia de estudo apresenta uma visão cristocêntrica da mensagem bíblica e do apelo a todo o ser humano para seguir Jesus. Saiamos da nossa rotina, dos nossos problemas e frustrações e aprendamos a conviver com esse Deus maravilhoso que nos oferece, HOJE, uma paz e uma plenitude de vida que nada nem ninguém conseguiu alguma vez oferecer. Jesus disse: ?Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.? João 10:10.

Lições

O que a Bíblia ensina acerca dos sinais da segunda vinda de Jesus

Textos Bíblicos para Estudo

Mateus 24:3 Mateus 24:36 I Tessalonicenses 5:1-4 Mateus 24:6-7 Tiago 5:1-5 II Timóteo 3:1-5 Daniel 12:4 Mateus 24:29

Complemento ao Estudo

  • O tempo da Sua vinda. Não sabemos o momento exacto da Sua vinda (Mateus 24:42-44). Determinar o tempo da vinda é algo que diz respeito só a Deus (Atos 1:7). Virá de surpresa (Lucas 12:40; 21:34), como o ladrão na noite (II Pedro 3:10; I Tessalonicenses 5:2), mas não estamos ignorantes em relação a este assunto, porque Jesus deixou sinais inconfundíveis (Mateus 24:33; I Tessalonicenses 5:1-4).

  • Sinais que anunciam o regresso de Jesus. Imoralidade (Lucas 17:26-27; Miqueias 7:1-3), temor e angústia (Lucas 21:25-26; Mateus 24:21-22), calamidades naturais (Lucas 21:11), falsos Cristos (Mateus 24:5; Mateus 24:23-24), apostasia generalizada (Mateus 24:11; II Pedro 3:3-4) e pregação mundial do evangelho (Mateus 24:14).

  • Preparação para o regresso de Jesus. Esperando e apressando a nossa preparação (II Pedro 3:12); temos de estar sempre preparados (Lucas 12:40) e devemos procurar, com diligência, ser encontrados sem mancha (II Pedro 3:14). Segundo a Bíblia, não sabemos o dia e a hora exactos do regresso de Jesus. No entanto, assim como havia claras profecias acerca da primeira vinda de Jesus, existem claros sinais acerca da Sua segunda vinda. O cumprimento de tais sinais indicaria o ?tempo do fim? e a iminência do regresso de Jesus.

SINAIS CÓSMICOS

1. Grande terramoto

?E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro, como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue; e as estrelas do céu caíram sobre a terra? (Apocalipse 6:12- 13). O terramoto de 1 de Novembro de 1755 destruiu Lisboa, atingiu o norte da Europa e o norte de África.

2. Escurecimento do sol

(Isaías 24:23; Joel 2:30-31; Marcos 13:24; Mateus 24:29): Este acontecimento extraordinário aconteceu a 19 de Maio de 1780. O dia amanheceu normal, mas a meio da manhã uma estranha escuridão cobriu uma grande parte dos Estados Unidos da América. O famoso astrónomo Herschel disse: ?Foi um fenómeno da Natureza maravilhoso, cujo relato será sempre lido com interesse e que nenhuma filosofia saberá explicar.?

3. Queda de estrelas cadentes

(Mateus 24:29; Apocalipse 6:13): Este sinal notável ocorreu na noite de 13 de Novembro de 1833. Uma testemunha desse acontecimento disse: ?As estrelas caíam com tal profusão, que com a sua luz se podia ler o jornal.?

AUMENTO DA CIÊNCIA

Daniel predisse que no tempo do fim ?a ciência se multiplicará? (Daniel 12:4). Este claro sinal está a ser dramaticamente cumprido perante os nossos olhos. ?O conhecimento humano tem-se duplicado de 15 em 15 anos, e em menos de duas gerações, o homem passou da carruagem puxada a cavalos para os projécteis telecomandados? (Billy Graham, O Mundo em Chamas, pág. 225).

APROXIMA-SE UM AMANHECER GLORIOSO

O cumprimento exacto dos sinais anunciados por Jesus e pelos profetas indica-nos que a longa e pesarosa noite de dor e morte está para ser cumprida. Vislumbram-se os alvores radiantes do novo mundo oferecido por Jesus a ?todos aqueles que amam a Sua vinda?.

O Meu Compromisso Pessoal

Acredito que Jesus virá em breve. Devo preparar-me para esse maravilhoso encontro.

O que devo fazer?

1. Estar atento aos sinais dos tempos (Lucas 21:28-31)

2. Velar e estar atento (Mateus 24:42-44)