A Fé de Jesus Espiritualidade

A sociedade contemporânea apresenta-nos hoje inúmeros desafios. O maior talvez seja a ideia de que é possível viver sem Deus. Embora nos pareça que muitas pessoas rejeitaram definitivamente Deus, reconhecemos igualmente que uma boa parte se sente perdida, à procura de algo novo, mais elevado e nobre, que consiga dar um sentido e um rumo certo à sua vida. No meio das complexidades, tragédias, alegrias e tristezas, ecoa por todo o lado um mesmo clamor ansioso: quero ser feliz, quero realizar-me, quero viver uma vida com sentido! O famoso psicoterapeuta austríaco de origem judaica Viktor Frankl, caracterizava este anseio interior como um vazio ou a Presença ignorada de Deus, que o homem teima em não reconhecer. Não podemos viver sem Deus. Necessitamos urgentemente do Seu amor, do Seu perdão e da Sua misericórdia. Este manual, ?A Fé de Jesus?, é um importante instrumento de trabalho. Com ele podemos descobrir os eternos desígnios de Deus e o maravilhoso Plano da Salvação que Ele, tão ternamente, nos quer revelar. Através de 20 Lições, este guia de estudo apresenta uma visão cristocêntrica da mensagem bíblica e do apelo a todo o ser humano para seguir Jesus. Saiamos da nossa rotina, dos nossos problemas e frustrações e aprendamos a conviver com esse Deus maravilhoso que nos oferece, HOJE, uma paz e uma plenitude de vida que nada nem ninguém conseguiu alguma vez oferecer. Jesus disse: ?Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.? João 10:10.

Lições

O que a Bíblia ensina acerca do Dom de Profecia

Textos Bíblicos para Estudo

Amós 3:7 Números 12:6 Joel 2:28 I Coríntios 12:28 Apocalipse 12:17 Apocalipse 19:10

Complemento ao Estudo

  • O dom de profecia. O profeta é escolhido por Deus (Deuteronómio 18:15). Fala as Palavras de Deus (Deuteronómio 18:18). Recebe as revelações através de sonhos e visões (Joel 2:28; Salmos 89:19; Job 33:14-16; Ezequiel 1:1). As visões são acompanhadas de fenómenos físicos visíveis: 1. Perda da força (Daniel 10:8: Daniel 10:17). 2. Inconsciência (Daniel 10:17). 3. Ausência de respiração (Daniel 10:17). 4. Os olhos permanecem abertos (Números 24:3-4). 5. Recebe força sobre-humana (Daniel 10:18).

  • O dom de profecia na mulher. O dom de profecia foi concedido a muitas mulheres dignas: Maria (Êxodo 15:20), Débora (Juízes 4:4), Hulda II Reis 22:14), Noadias (Neemias 6:14), Ana (Lucas 2:36), as quatro filhas de Filipe (Atos 21:8-9).

  • Provas do verdadeiro profeta. 1. Fala de acordo com a Lei e o testemunho (Isaías 8:20). 2. As suas predições cumprem-se (Jeremias 28:9). 3. Não induz o povo à apostasia (Deuteronómio 13:1-3). 4. Declara o que Deus lhe inspira e não fala de si mesmo (Jeremias 14:14). 5. Reprova o pecado (Jeremias 23:22).

ELLEN G. WHITE, VIDA E ESCRITOS

A Igreja Adventista do 7º Dia contou com o espírito de profecia na pessoa de Ellen G. White. Ela nasceu em Gorham, no estado do Maine, E.U.A., a 26 de Novembro de 1827. Em 1840, com a idade de 12 anos, entregou o seu coração a Deus e foi baptizada por um pastor metodista. Juntamente com vários membros da sua família, Ellen assistiu a umas reuniões adventistas em Portland e em 1842 aceitou plenamente as doutrinas, pelo que em 1843, foi excluída da igreja metodista. Uma manhã de Dezembro de 1844, estando reunida com outras pessoas para orar, teve a sua primeira visão, na qual viu a viagem do povo adventista até à cidade de Deus.

Relatou a visão aos crentes de Portland, que a aceitaram como vinda de Deus.

Depois realizou uma série de viagens para relatar essa e outras visões, e ao mesmo tempo combater contra os movimentos fanáticos que lutavam para entrar no grupo de crentes. Numa viagem a Orrington, Maine, conheceu o jovem pregador adventista Tiago White, com quem se casou em Agosto de 1846. Tiago e Ellen estudaram com afinco um folheto do pastor Joseph Bates intitulado ?O Descanso do Sétimo Dia?. Aceitaram a verdade do Sábado e a 7 de Abril de 1847 foi-lhe mostrada uma visão na qual ela via a Lei de Deus com uma luz que resplandecia sobre o quarto mandamento.

ELLEN G WHITE, AS SUAS VISÕES

Milhares de pessoas tiveram a oportunidade de ver a Sra. White em visão. Manifestavam-se nela os mesmos fenómenos descritos na Bíblia em relação aos profetas da antiguidade. Numa das suas visões, pegou numa pesada Bíblia de quase nove quilos e manteve-a no alto durante meia hora; quando homens fortes quiseram fazer a mesma coisa, só o conseguiram durante poucos minutos. Nas suas visões era transportada a outros países, que depois reconhecia nas suas viagens.

Uma das suas visões mais importantes foi acerca do ?Grande conflito entre o bem e o mal?. Aconteceu em Março de 1858, em Ohio. Outra visão foi acerca da saúde. Graças a essa visão, a Igreja começou a dar importância à temperança e à obra médica. No total, teve cerca de dois mil sonhos e visões com revelações acerca de todos os aspectos da verdade e da organização da Igreja.

MISSIONÁRIA

Juntamente com o seu marido, viajou largamente pelos Estados Unidos, pregando, ajudando na organização da Igreja e lutando contra diversos problemas e erros. Desde o Outono de 1885 até ao Verão de 1887 esteve na Europa. Em 1891 viajou à Austrália, onde ajudou a fortalecer e estabelecer a obra.

ESCRITORA

Escreveu milhares de páginas e à volta de 45 livros importantes. Entre os quais estão: Aos Pés de Cristo, O Conflito dos Séculos, O Desejado de Todas as Nações, Patriarcas e Profetas, Educação, A Ciência do Bom Viver e muitos outros.

O Meu Compromisso Pessoal

Aceito o maravilhoso dom de profecia outorgado por Deus à Sua Igreja.

O que devo fazer?

1. Apreciar as profecias (I Tessalonicenses 5:20)

2. Estar atento às profecias (II Pedro 1:19)

3. Crer nos profetas (II Crónicas 20:20)

4. Amar a Deus de todo o coração (Mateus 22:37)