A Fé de Jesus Espiritualidade

A sociedade contemporânea apresenta-nos hoje inúmeros desafios. O maior talvez seja a ideia de que é possível viver sem Deus. Embora nos pareça que muitas pessoas rejeitaram definitivamente Deus, reconhecemos igualmente que uma boa parte se sente perdida, à procura de algo novo, mais elevado e nobre, que consiga dar um sentido e um rumo certo à sua vida. No meio das complexidades, tragédias, alegrias e tristezas, ecoa por todo o lado um mesmo clamor ansioso: quero ser feliz, quero realizar-me, quero viver uma vida com sentido! O famoso psicoterapeuta austríaco de origem judaica Viktor Frankl, caracterizava este anseio interior como um vazio ou a Presença ignorada de Deus, que o homem teima em não reconhecer. Não podemos viver sem Deus. Necessitamos urgentemente do Seu amor, do Seu perdão e da Sua misericórdia. Este manual, ?A Fé de Jesus?, é um importante instrumento de trabalho. Com ele podemos descobrir os eternos desígnios de Deus e o maravilhoso Plano da Salvação que Ele, tão ternamente, nos quer revelar. Através de 20 Lições, este guia de estudo apresenta uma visão cristocêntrica da mensagem bíblica e do apelo a todo o ser humano para seguir Jesus. Saiamos da nossa rotina, dos nossos problemas e frustrações e aprendamos a conviver com esse Deus maravilhoso que nos oferece, HOJE, uma paz e uma plenitude de vida que nada nem ninguém conseguiu alguma vez oferecer. Jesus disse: ?Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.? João 10:10.

Lições

O que a Bíblia ensina acerca do Baptismo

Textos Bíblicos para Estudo

Mateus 28:18-20 Mateus 3:13-16 Marcos 16:16 Atos 2:38 Atos 2:41-42 Atos 2:47 Romanos 6:4

Complemento ao Estudo

O QUE É O BAPTISMO?

A palavra baptismo vem de um vocábulo grego que significa ?mergulhar?, ?submergir?. O baptismo é o símbolo da morte para uma vida de incredulidade, e do nascimento de uma nova experiência em Cristo. É o símbolo da morte e da ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo (Romanos 6:3,4). O nosso Senhor Jesus, embora não precisasse de Se baptizar, baptizou-Se para nos deixar um exemplo (João 13:15). Somos baptizados por indicação expressa de Jesus e no nome da Santíssima Trindade (Mateus 28:19).

QUEM PODE SER BAPTIZADO?

Quem cumpra todas as condições necessárias. Entre essas condições destacam-se: Crer no Senhor Jesus (Atos 8:36-38). Arrepender-se de todos os pecados (Atos 2:38). Confessar os pecados (Provérbios 28:13). Conhecer a doutrina (Mateus 28:20). Praticar a doutrina (Mateus 7:21). Pedir o santo baptismo (Atos 8:36).

Pondo estas condições em prática, fica claro que uma criança pequena não pode ser baptizada. Mas um menor que compreenda a doutrina, pode fazê-lo. Se fomos baptizados sem o nosso consentimento, sem uma compreensão total de toda a verdade, de forma inadequada ou se nos afastámos da verdade, a Bíblia autoriza que se efectue um novo baptismo (Atos 19:1-5).

FORMAS DE BAPTISMO

De acordo com o significado da palavra, com o costume de Jesus e dos apóstolos e com o seu simbolismo, o baptismo deve ser por imersão, ou seja, cobrindo totalmente a pessoa com água. Jesus ?saiu da água? (Mateus. 3:16). João baptizava onde ?havia muitas águas? (João 3:23). ?Desceram ambos à água? (Atos 8:38). Só há um baptismo verdadeiro (Efé. 4:5). Diz o cardeal James Gibbons: ?Durante alguns séculos, depois do estabelecimento do cristianismo, o baptismo foi praticado frequentemente por imersão, mas desde o século XII tem prevalecido na igreja Católica a prática de baptizar por aspersão ?? (A Fé dos Nossos Pais, pág. 256). O sacerdote Juan Straubinger, comentando um versículo acerca do baptismo, diz: ?Refere-se ao baptismo dos primeiros cristãos, que eram baptizados sendo totalmente submersos na água. Assim como Cristo foi sepultado na morte, nós somos sepultados na água do baptismo? (Novo Testamento, pág. 614).

RESULTADO DO BAPTISMO

Quando este ritual é efectuado com sinceridade, é um testemunho público da renúncia da vida pecaminosa passada e do nascimento para uma nova vida em Cristo. É-nos prometido o perdão dos pecados e uma medida abundante do Espírito Santo (Atos 2:38). Além disso, o baptizado passa a ter uma nova relação com Cristo (Gálatas 3:27). Ingressa como membro da Igreja de Cristo (Atos 2:41).

DEPOIS DO BAPTISMO

No túmulo de água fica sepultada a vida passada. Agora começa uma nova vida (Romanos 6:4). Daí para a frente, a forma de viver deve mudar completamente (Efésios 4:22-24). Normalmente não deveria haver mais pecado (I João 3:9). Agora há que evitar o mal, confiar em Deus ?e o maligno não lhe toca? (I João 5:18).

Começa a grande obra da santificação (Romanos 6:22). Esta consiste num aperfeiçoamento constante do nosso carácter. Isso dura a vida toda. Não deve haver interrupções nem retrocessos (Provérbios 4:18).

O segredo da santificação consiste numa perfeita união com o nosso Senhor Jesus (João 15:4-5). Sem Ele nada podemos fazer, com Ele tudo é possível (Filipenses 4:13). Vai haver uma luta constante com o ?velho Homem?, a quem devemos ?crucificar?, e permitir que Cristo viva em nós (Gálatas 2:20). Nunca devemos desanimar, mas perseverar até ao fim (Mateus 24:13).

O Meu Compromisso Pessoal

Creio no santo baptismo por imersão. Desejo ser baptizado, seguindo o exemplo do nosso Senhor Jesus.

O que devo fazer?

1. Aceitar Jesus pela fé (Atos 8:37)

2. Abandonar o pecado pela fé em Cristo (Romanos 6:11-13)

3. Pedir o baptismo (Atos 8:35-38)

4. Responder prontamente ao chamado de Deus (Hebreus 3:15)