A Fé de Jesus Espiritualidade

A sociedade contemporânea apresenta-nos hoje inúmeros desafios. O maior talvez seja a ideia de que é possível viver sem Deus. Embora nos pareça que muitas pessoas rejeitaram definitivamente Deus, reconhecemos igualmente que uma boa parte se sente perdida, à procura de algo novo, mais elevado e nobre, que consiga dar um sentido e um rumo certo à sua vida. No meio das complexidades, tragédias, alegrias e tristezas, ecoa por todo o lado um mesmo clamor ansioso: quero ser feliz, quero realizar-me, quero viver uma vida com sentido! O famoso psicoterapeuta austríaco de origem judaica Viktor Frankl, caracterizava este anseio interior como um vazio ou a Presença ignorada de Deus, que o homem teima em não reconhecer. Não podemos viver sem Deus. Necessitamos urgentemente do Seu amor, do Seu perdão e da Sua misericórdia. Este manual, ?A Fé de Jesus?, é um importante instrumento de trabalho. Com ele podemos descobrir os eternos desígnios de Deus e o maravilhoso Plano da Salvação que Ele, tão ternamente, nos quer revelar. Através de 20 Lições, este guia de estudo apresenta uma visão cristocêntrica da mensagem bíblica e do apelo a todo o ser humano para seguir Jesus. Saiamos da nossa rotina, dos nossos problemas e frustrações e aprendamos a conviver com esse Deus maravilhoso que nos oferece, HOJE, uma paz e uma plenitude de vida que nada nem ninguém conseguiu alguma vez oferecer. Jesus disse: ?Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.? João 10:10.

Lições

O que a Bíblia ensina acerca de como se deve guardar o Sábado

Textos Bíblicos para Estudo

Génesis 2:1-3 Êxodo 16:22-23 Levítico 23:32 Êxodo 20:10 Lucas 4:16 Mateus 12:12 Salmos 37:25 Deuteronómio 11:13-15

Complemento ao Estudo

  • Forma de respeitar o Sábado. Deus requer a interrupção do trabalho regular (Êxodo 20:8-11; Êxodo 31:13-18; Êxodo 34:21). Não se deve comprar nem vender (Neemias 10:31; Neemias 13:15-20); o mais indicado é assistir a um culto religioso (Levítico 26:2; Hebreus 10:25; Lucas 4:16; Atos 17:2). Também é apropriado realizar obras de beneficência (Marcos 3:4; Mateus 12:12).

  • Deus ajuda aqueles que Lhe obedecem. É necessário cumprir a vontade de Deus (Mateus 7:21). Devemos obedecer a tudo o que Deus manda (Tiago 2:10). O motivo da obediência deve ser o amor: (João 14:15). Quando guardamos o Sábado recebemos as bênçãos prometidas (Deuteronómio 11:26,-27; Isaías 41:10; Salmos 37:25; Isaías 58:13-14).

RESTAURAÇÃO DO SÁBADO

Por causa da apostasia da Igreja Cristã, o Sábado foi substituído pelo ?venerável dia do Sol?, ou seja, o Domingo. Mas a Bíblia Sagrada predisse que a observância do santo mandamento seria restaurada por um povo que seria chamado ?reparador das roturas? (Isaías 58:12-13). Eles ?guardam os mandamentos de Deus? (Apocalipse 12:17; Isaías 66:23).

Por isso, a Igreja Adventista do Sétimo Dia respeita o dia do Senhor. Todos os Sábados, em todos os cantos do mundo, reúnem-se milhões de pessoas para adorar e louvar a Deus.

O CULTO SABÁTICO

A parte central da celebração do Sábado é constituída pelo culto de adoração a Deus. Celebra-se de manhã e consta de uma escola para o estudo da Bíblia Sagrada. De seguida, há o culto propriamente dito, cuja parte central é a pregação a cargo de um pastor ou um leigo. Os fiéis participam activamente através do canto, da oração, da leitura da Bíblia e das ofertas. A tarde é dedicada ao descanso, à família, à leitura e meditação, à actividade missionária ou a reuniões dedicadas aos jovens.

QUAL É A VERDADE?

Uma vez que tantos milhões de cristãos santificam o Domingo, muitos perguntam-se perplexos: ?Quem estará certo?? Nada é mais fácil de resolver. Devemos perguntar-nos com absoluta sinceridade: ?Qual é a verdade?? Depois, quando a descobrirmos na Bíblia, devemos obedecer-lhe fielmente. Sabemos que a Bíblia contém a verdade (João 17:17). A Bíblia estabelece como único dia de descanso o Sábado, e ?a palavra de Deus permanece para sempre? (Isaías 40:8). Jesus é a revelação mais pura da verdade. A Sua missão era dar ?testemunho da verdade? (João 18:37). Jesus guardou unicamente o Sábado. Ensinou-nos que devemos seguir o Seu exemplo (João 13:15-17).

?Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente? (Hebreus 13:8).

A Lei de Deus é a verdade (Salmos 119:142). Na Lei está especificada claramente a santidade do Sábado. E os mandamentos foram estabelecidos para sempre (Salmos 119:152). Deus, a fonte suprema da verdade, Jesus, a Bíblia e a Lei, expoentes da verdade, ensinam definidamente a santidade do Sábado. O que vamos fazer? Oxalá possamos dizer: ?Escolhi o caminho da verdade? (Salmos 119:30).

PORQUE É QUE GUARDO O SÁBADO?

Se alguém me perguntasse: ?Porque é que respeita o Sábado??, poderia dar-lhe seis razões irreversíveis:

1. Porque creio que há um dia do Senhor, o Sábado (Marcos 2:27-28).

2. Quero ser um cristão completo. Para isso devo seguir os passos de Jesus (I Pedro 2:21). Jesus respeitou o Sábado com dedicação e disse que não tinha vindo para alterar os mandamentos (Mateus 5:17-18), portanto, devo respeitá-lo também.

3. Não há dúvida de que se Cristo, a virgem Maria e os apóstolos estivessem hoje na Terra, eles guardariam fielmente o Sábado (Hebreus 13:8).

4. Quero ser um filho de Deus fiel, e foi Ele que criou o Sábado.

5. Creio na Bíblia. Ela diz-me explicitamente que o Sábado é santo.

6. Quero estar com Jesus no Céu. Lá o Sábado será guardado (Isaías 66:22-23).

O Meu Compromisso Pessoal

Decido guardar fielmente o santo Sábado, seguindo o exemplo de Jesus.

O que devo fazer?

1. Obedecer fielmente ao que Deus ordena (Tiago 4:17)

2. Confiar plenamente em Jesus (Filipenses 4:13)