A Fé de Jesus Espiritualidade

A sociedade contemporânea apresenta-nos hoje inúmeros desafios. O maior talvez seja a ideia de que é possível viver sem Deus. Embora nos pareça que muitas pessoas rejeitaram definitivamente Deus, reconhecemos igualmente que uma boa parte se sente perdida, à procura de algo novo, mais elevado e nobre, que consiga dar um sentido e um rumo certo à sua vida. No meio das complexidades, tragédias, alegrias e tristezas, ecoa por todo o lado um mesmo clamor ansioso: quero ser feliz, quero realizar-me, quero viver uma vida com sentido! O famoso psicoterapeuta austríaco de origem judaica Viktor Frankl, caracterizava este anseio interior como um vazio ou a Presença ignorada de Deus, que o homem teima em não reconhecer. Não podemos viver sem Deus. Necessitamos urgentemente do Seu amor, do Seu perdão e da Sua misericórdia. Este manual, ?A Fé de Jesus?, é um importante instrumento de trabalho. Com ele podemos descobrir os eternos desígnios de Deus e o maravilhoso Plano da Salvação que Ele, tão ternamente, nos quer revelar. Através de 20 Lições, este guia de estudo apresenta uma visão cristocêntrica da mensagem bíblica e do apelo a todo o ser humano para seguir Jesus. Saiamos da nossa rotina, dos nossos problemas e frustrações e aprendamos a conviver com esse Deus maravilhoso que nos oferece, HOJE, uma paz e uma plenitude de vida que nada nem ninguém conseguiu alguma vez oferecer. Jesus disse: ?Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.? João 10:10.

Lições

O que a Bíblia ensina acerca das Normas Cristãs

Textos Bíblicos para Estudo

I Coríntios 6:19-20 III João 2 I Coríntios 10:31 Levítico 11:3-20 Provérbios 20:1 I Coríntios 3:16-17 I Timóteo 2:9-10 I João 2:15-17

Complemento ao Estudo

  • Igreja pura e sem mancha. Somos linhagem escolhida (I Pedro 2:9). O cristão está no mundo mas não é do mundo (I João 2:15-17; Tiago 4:4). A Igreja deve ser santa e sem mancha (Efésios 5:25-27). Deve ser um exemplo para o mundo (Mateus 5:16). Devemos abster- nos do mal (I Coríntios 9:25-27).

  • Cristianismo dinâmico. O cristão é íntegro (Salmos 15:1-5). É honrado nas suas transacções comerciais (Provérbios 20:10). Os seus pensamentos são elevados (Filipenses 4:8). Tem cuidado com as palavras (Efésios 4:25; Efésios 4:29). Evita os frutos da carne e pratica os do Espírito (Gálatas 5:19-26).

  • Modéstia cristã. Recomenda-se a modéstia (I Timóteo 2:9,10). Prescindir de adornos exteriores supérfluos (Isaías 3:18-23; Génesis 35:1-4; Jeremias 4:30). A verdadeira beleza emana de uma vida consagrada a Deus (Provérbios 31:30).

O CRISTÃO E A SAÚDE

Ao prestar culto a Deus, fazemo-lo com o nosso espírito e o nosso corpo; portanto ambos devem ser irrepreensíveis (I Tessalonicenses 5:23). Por outro lado, Deus considera o nosso corpo um templo (I Coríntios 6:19). Qualquer atentado contra a saúde do corpo é um pecado grave perante Deus (I Coríntios 3:16-17). ?O nosso corpo deve ser conservado nas melhores condições físicas possíveis, e sob as maiores influências espirituais. ? Os que assim, desconsiderando as leis naturais, encurtam a vida e se desqualificam para a obra, são culpados de roubo para com Deus? (Ellen G. White, Educação, pág. 41). Um princípio destacado na vida do cristão é a temperança (Lucas 21:34).

O USO DA CARNE

Não era plano de Deus que se consumisse carne. O regime dado pelo Senhor era natural (Génesis 1:29). Foi dada autorização provisória para comer carne devido ao Dilúvio (Génesis 9:3). Como o homem se habituou ao regime carnívoro, Deus indicou, de forma específica, as carnes impróprias. Essas indicações encontram-se no livro de Levítico no capítulo onze. Em geral, as prescrições são as seguintes: carne ? podem-se comer os animais que tenham unha fendida e ruminem. Se falta uma ou as duas características não se deve comer dessa carne. Peixes ? podem-se consumir os que têm barbatanas e escamas. Aves ? não se devem comer as aves de rapina. A Bíblia proíbe terminantemente o uso do sangue como alimento (Levítico 17:13-14).

ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS

A Santa Escritura recomenda a abstenção total de bebidas alcoólicas (Provérbios 23:20; Provérbios 20:1; Isaías 28:7; Lucas 1:15; I Coríntios 6:10; Efésios 5:18). O tabaco não era conhecido nos tempos bíblicos. É originário da América. No entanto, o seu uso generalizou-se por todo o mundo. Hoje, a ciência médica adverte contra os terríveis efeitos do tabaco. Afecta as artérias que nutrem o coração, os pulmões, o olfacto, o estômago, a visão. Está comprovada a relação do hábito de fumar com o aumento significativo do cancro. Todos aqueles que desejarem ser bons filhos de Deus devem limpar-se desse terrível vício (II Timóteo 2:21). Também o café e o chá contêm drogas e substâncias estimulantes que criam dependência.

JESUS, NOSSO EXEMPLO E NOSSA FORÇA

A vida cristã é um desafio constante. O segredo do êxito consiste em seguir as pisadas de Jesus (I Pedro 2:21). Requer decisões firmes (Lucas 9:23; I Coríntios 9:26-27) e a renúncia a hábitos impróprios (Tito 2:12-13). É necessária uma reforma do estilo de vida (Romanos 12:2).

O Meu Compromisso Pessoal

Creio que o meu corpo é o templo do Espírito Santo. Portanto, abster-me-ei de todos os alimentos e bebidas prejudiciais.

O que devo fazer?

1. Procurar viver uma vida cristã equilibrada (Mateus 5:48)

2. Seguir, em tudo, o exemplo de Jesus (I João 2:6)