A Fé de Jesus Espiritualidade

A sociedade contemporânea apresenta-nos hoje inúmeros desafios. O maior talvez seja a ideia de que é possível viver sem Deus. Embora nos pareça que muitas pessoas rejeitaram definitivamente Deus, reconhecemos igualmente que uma boa parte se sente perdida, à procura de algo novo, mais elevado e nobre, que consiga dar um sentido e um rumo certo à sua vida. No meio das complexidades, tragédias, alegrias e tristezas, ecoa por todo o lado um mesmo clamor ansioso: quero ser feliz, quero realizar-me, quero viver uma vida com sentido! O famoso psicoterapeuta austríaco de origem judaica Viktor Frankl, caracterizava este anseio interior como um vazio ou a Presença ignorada de Deus, que o homem teima em não reconhecer. Não podemos viver sem Deus. Necessitamos urgentemente do Seu amor, do Seu perdão e da Sua misericórdia. Este manual, ?A Fé de Jesus?, é um importante instrumento de trabalho. Com ele podemos descobrir os eternos desígnios de Deus e o maravilhoso Plano da Salvação que Ele, tão ternamente, nos quer revelar. Através de 20 Lições, este guia de estudo apresenta uma visão cristocêntrica da mensagem bíblica e do apelo a todo o ser humano para seguir Jesus. Saiamos da nossa rotina, dos nossos problemas e frustrações e aprendamos a conviver com esse Deus maravilhoso que nos oferece, HOJE, uma paz e uma plenitude de vida que nada nem ninguém conseguiu alguma vez oferecer. Jesus disse: ?Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.? João 10:10.

Lições

O que a Bíblia ensina acerca da Vida Cristã

Textos Bíblicos para Estudo

II Coríntios 5:17 I Tessalonicenses 5:23 I Pedro 4:12-13 Deuteronómio 17:19 I Pedro 4:7 Isaías 58:13-14 Lucas 4:16 Mateus 24:14 Mateus 28:19 I Pedro 3:15 I Tessalonicenses 5:12-13 Colossenses 2:6-7

Complemento ao Estudo

Ao nos entregarmos ao Senhor e ao nos unirmos à Sua Igreja, começamos uma nova vida. Há mudanças na nossa conduta, carácter e ideais. Antes, o nosso primeiro interesse eram as coisas materiais, agora vivemos da forma que Jesus indicou: ?Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas? (Mateus 6:33).

Temos à nossa frente o elevado objectivo de ser santos (I Pedro 1:15-16), porque essa é a vontade de Deus para a nossa vida (I Tessalonicenses 4:3-5).

VIDA NO LAR

A nova vida poderá ser vista no lar. As relações entre cônjuges estarão orientadas pelo respeito, a compreensão e o amor (Efésios 5:22-29). A educação dos filhos ocupará o primeiro lugar de interesse; os pais serão firmes e sábios (Efésios 6:4). Os filhos responderão obedecendo com alegria (Efésios 6:1).

VIDA SOCIAL

A vida cristã não é só exercida na igreja, mas em todos os lugares e em todos os momentos. Viver como Cristo é uma aventura emocionante. A Bíblia recomenda que devemos trabalhar (II Tessalonicenses 3:10-12). Quanto à nossa relação com os outros, Cristo estabeleceu a preciosa regra de ouro: tudo o que quisermos que nos façam, teremos que o fazer aos outros (Mateus 7:12). É-nos recomendado ter muito cuidado com a língua e com as palavras (Mateus 5:37; Colossenses 4:6).

As autoridades merecem o nosso respeito e obediência (I Pedro 2:13-14; Romanos 13:1-3), sem esquecer que Deus está sobre todos (Atos 5:29).

VIDA ESPIRITUAL

A vida espiritual é privada e pública; esta última desenvolve-se em actividades da igreja, aquelas que foram planeadas para ajudar, alimentar, animar e aperfeiçoar os fiéis. Principais cultos: 1. Escola Sabatina. Celebra-se todos os Sábados de manhã, e consiste no estudo sistemático da Bíblia. Cada membro estuda em sua casa uma porção da lição para a semana. 2. Culto de adoração. Celebra-se depois da Escola Sabatina e consiste em cantos, leitura da Bíblia e pregação de um tema espiritual. É o culto principal, ao qual assistem todos os membros e amigos. 3. Reunião de jovens. Normalmente tem lugar ao Sábado à tarde e é uma reunião especial para os jovens. 4. Reunião de oração. Realiza-se durante a semana, e é dedicada ao estudo da Bíblia e à oração.

Autoridades da igreja. O dirigente responsável pelo bem-estar espiritual dos membros é o pastor ou o ancião. O pastor é nomeado pela União. Todos os assuntos da igreja são decididos pelo conselho de igreja.

Ofertas. A igreja é sustentada pelos membros, que voluntariamente devolvem os dízimos que pertencem a Deus, e as ofertas que servem para promover as diversas actividades da igreja no mundo e de âmbito local. Um dos grandes privilégios de ser cristão é dar generosamente para a obra de Deus.

Actividade missionária. Cada membro da igreja é chamado a colaborar na sagrada e emocionante tarefa de dar a conhecer aos outros a mensagem da salvação. Uma das alegrias mais profundas da vida é levar os outros aos pés de Jesus.

A Igreja universal. A Igreja Adventista está espalhada por todo o mundo. Está perfeitamente organizada para cumprir a missão dada por Jesus: pregar o Evangelho.

Os membros. Os membros da igreja tratam-se por irmãos (Mateus 23:8). Unidos pela mesma fé e pela mesma esperança, ajudam-se mutuamente e amam-se com amor fraternal (I Pedro 1:22).

O TRIUNFO DA IGREJA

A Igreja que agora trabalha e luta alcançará um glorioso triunfo. Será quando Cristo vier pela segunda vez. A Igreja não estará livre de problemas, inquietações, perigos e mesmo cruel perseguição, mas o Senhor irá cuidar dela e preservá-la até ao fim (Mateus 28:20). Todos aqueles que se mantiverem fiéis a Deus e à Sua Igreja triunfarão com ela.

O Meu Compromisso Pessoal

Com a ajuda de Deus e seguindo Jesus, procurarei viver como um verdadeiro cristão.