A Fé de Jesus Espiritualidade

A sociedade contemporânea apresenta-nos hoje inúmeros desafios. O maior talvez seja a ideia de que é possível viver sem Deus. Embora nos pareça que muitas pessoas rejeitaram definitivamente Deus, reconhecemos igualmente que uma boa parte se sente perdida, à procura de algo novo, mais elevado e nobre, que consiga dar um sentido e um rumo certo à sua vida. No meio das complexidades, tragédias, alegrias e tristezas, ecoa por todo o lado um mesmo clamor ansioso: quero ser feliz, quero realizar-me, quero viver uma vida com sentido! O famoso psicoterapeuta austríaco de origem judaica Viktor Frankl, caracterizava este anseio interior como um vazio ou a Presença ignorada de Deus, que o homem teima em não reconhecer. Não podemos viver sem Deus. Necessitamos urgentemente do Seu amor, do Seu perdão e da Sua misericórdia. Este manual, ?A Fé de Jesus?, é um importante instrumento de trabalho. Com ele podemos descobrir os eternos desígnios de Deus e o maravilhoso Plano da Salvação que Ele, tão ternamente, nos quer revelar. Através de 20 Lições, este guia de estudo apresenta uma visão cristocêntrica da mensagem bíblica e do apelo a todo o ser humano para seguir Jesus. Saiamos da nossa rotina, dos nossos problemas e frustrações e aprendamos a conviver com esse Deus maravilhoso que nos oferece, HOJE, uma paz e uma plenitude de vida que nada nem ninguém conseguiu alguma vez oferecer. Jesus disse: ?Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.? João 10:10.

Lições

O que a Bíblia ensina acerca da segunda vinda de Jesus Cristo

Textos Bíblicos para Estudo

João 14:1-3 Tito 2:13 Mateus 24:30 Apocalipse 1:7 Mateus 16:27 I Tessalonicenses 4:13-16 I Tessalonicenses 4:17

Complemento ao Estudo

  • Jesus promete voltar.
    1. A promessa no Antigo Testamento: (Judas 14,15; Job 19:25-27; Salmos 96:13; Isaías 26:21; Isaías40:10; Isaías62:11; Isaías66:15).
    2. A Promessa no Novo Testamento: (Mateus 16:27; Mateus 24:30; Mateus 25:31; Mateus 26:64; Filipenses 3:20; I Coríntios 1:7-8; II Pedro 1:16; Hebreus 9:28; Apocalipse 1:7; 22:12-20).

  • Como e porquê virá Jesus? Virá de forma pessoal e visível (Atos 1:11), com todos os Seus anjos (Mateus 25:31), como um relâmpago (Mateus 24:27), para destruir os ímpios II Tessalonicenses 2:8-9) e para ressuscitar os justos mortos e transformar os justos vivos (I Coríntios 15: 51-55).

  • Atitude das pessoas face ao regresso de Jesus:
    1. Os ímpios ficarão desesperados (Apocalipse 6:15-17).
    2. Os justos regozijar-se-ão (Isaías 25:9).
    3. Os crentes preparam-se para o glorioso advento (Mateus 24:42; II Pedro 3:14; Tito 2:11-14).

  • Um novo mundo de felicidade. No mundo novo haverá maravilhas incríveis (II Coríntios 2:9), a Natureza será transformada (Isaías 11:6-9), não haverá mais sofrimento, doença nem morte (Apocalipse 21:1-4) e estaremos sempre com Jesus (Apocalipse 22:1-6).

A BEM-AVENTURADA ESPERANÇA

Uma das maravilhosas doutrinas cristãs é o glorioso advento do Senhor Jesus. Conta-se que os primeiros cristãos se saudavam com a palavra ?Maranatha?, que significa ?O Senhor Vem?.

O segundo advento é uma doutrina bíblica e cristã. Milhões de pessoas recitam o Pai- -Nosso e dizem ?Venha o Teu Reino?. Ao repetir o credo, declararam: ?Há-de vir para julgar os vivos e os mortos.?

Esta doutrina encontra-se em toda a Bíblia. Enoque, sétimo patriarca desde Adão, profetizou acerca deste extraordinário evento.

A maioria dos profetas do Antigo Testamento referiu os acontecimentos do fim e do advento de Jesus.

No Novo Testamento, os factos que ocorrerão no fim dos tempos têm um lugar de destaque nos ensinos de Jesus e dos Apóstolos.

O Apocalipse termina com um pedido comovedor: ?Certamente cedo venho. Ámen. Ora vem, Senhor Jesus? (Apocalipse 22:20).

TESTEMUNHOS

Os cristãos em geral crêem no advento de Jesus. ?É uma verdade de fé que Jesus Cristo vai voltar no fim do mundo para julgar os vivos e os mortos ? naquele último dia será completada toda a justiça. Serão premiados até os últimos frutos das boas obras, e serão castigados todos os escândalos das más obras dos pecadores? (Catecismo de Doutrina Cristã, pág. 141).

«Com fé firme, esperamos o cumprimento da «bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo» (Tito 2:13), «que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso» (Filipenses 3:21), e virá «para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável, naquele dia, em todos os que crêem» (II Tessalonicenses 1:10) (Documentos do Concílio de Vaticano II, pág. 70).

?O maravilhoso futuro que nós os cristãos esperamos não será o desenvolvimento natural da História? Virá com o estabelecimento do Reino de Deus, pela directa intervenção de Deus? (Billy Graham, O Mundo em Chamas, pág. 194).

O Meu Compromisso Pessoal

Creio na segunda vinda de Jesus. Quero preparar-me para estar com Ele no Reino de Deus.

O que devo fazer?

1. Desejar a vinda de Jesus (II Timóteo 4:8)

2. Preparar-me (I João 3:2-3)

3. Ajudar na pregação do Evangelho (Mateus 24:14)

4. Amar a Deus de todo o coração (Mateus 22:37)