A Fé de Jesus Espiritualidade

A sociedade contemporânea apresenta-nos hoje inúmeros desafios. O maior talvez seja a ideia de que é possível viver sem Deus. Embora nos pareça que muitas pessoas rejeitaram definitivamente Deus, reconhecemos igualmente que uma boa parte se sente perdida, à procura de algo novo, mais elevado e nobre, que consiga dar um sentido e um rumo certo à sua vida. No meio das complexidades, tragédias, alegrias e tristezas, ecoa por todo o lado um mesmo clamor ansioso: quero ser feliz, quero realizar-me, quero viver uma vida com sentido! O famoso psicoterapeuta austríaco de origem judaica Viktor Frankl, caracterizava este anseio interior como um vazio ou a Presença ignorada de Deus, que o homem teima em não reconhecer. Não podemos viver sem Deus. Necessitamos urgentemente do Seu amor, do Seu perdão e da Sua misericórdia. Este manual, ?A Fé de Jesus?, é um importante instrumento de trabalho. Com ele podemos descobrir os eternos desígnios de Deus e o maravilhoso Plano da Salvação que Ele, tão ternamente, nos quer revelar. Através de 20 Lições, este guia de estudo apresenta uma visão cristocêntrica da mensagem bíblica e do apelo a todo o ser humano para seguir Jesus. Saiamos da nossa rotina, dos nossos problemas e frustrações e aprendamos a conviver com esse Deus maravilhoso que nos oferece, HOJE, uma paz e uma plenitude de vida que nada nem ninguém conseguiu alguma vez oferecer. Jesus disse: ?Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.? João 10:10.

Lições

O que a Bíblia ensina acerca da salvação

Textos Bíblicos para Estudo

Romanos 5:12 Jeremias 2:22 João 3:16 Lucas 19:10 Hebreus 4:15 Isaías 53:3-7 I Coríntios 15:20-22

Complemento ao Estudo

  • O pecado e as suas terríveis consequências. Todos os seres humanos pecaram (I João 1:8). O pecador é servo de Satanás (II Pedro 2:19). O destino final do pecador é a morte (Romanos 6:23). O pecador não pode fazer nada por si mesmo para se salvar (Jeremias 2:22).

  • Um plano de amor. O plano para salvar o homem através de Cristo foi concebido desde a eternidade (II Timóteo 1:9; Efésios 3:8-9).

  • Jesus é o único Salvador. O apóstolo Pedro declarou que Jesus é o único Salvador (Atos 4:12). Como nos salvou Jesus? Vejamos sete actos redentores: 1. Encarnação. Jesus, sendo Deus, fez-Se homem (João 1:14; Gálatas 4:4; Hebreus 2:14). 2. Vida sem pecado (Hebreus 4:14-16; I João 3:5; I Pedro 2:22). 3. Morte vicária (I Pedro 2:24, I Timóteo 1:15; Romanos 5:8). 4. Ressurreição (Romanos 4:25; I Coríntios 15:13,14). 5. Ascensão aos Céus (I Timóteo 3:16). 6. Intercessão (I Timóteo 2:5; Hebreus 7:25). 7. Advento (Hebreus 9:28).

  • Somos salvos pela graça. A salvação é concedida de forma gratuita (Romanos 3:24; Efésios 2:8). Para obter a salvação devemos crer em Jesus (Atos 16:30-31; Hebreus 4:16).

O PLANO DE SALVAÇÃO

Se uma criança cai num precipício, de certeza que o seu pai fará tudo o que for possível para a tirar dali. Se a criança é raptada, o seu pai pagará qualquer preço para a resgatar. Se está doente, contratará o melhor médico e comprará todos os medicamentos. Deus perdeu os Seus filhos. Estes caíram no abismo do pecado. Foram raptados por Satanás. Ficaram doentes por causa do pecado. Mas, Deus, como um bom Pai, tomou as medidas necessárias para os salvar. A redenção da humanidade custou nada menos do que o precioso sangue de Jesus (I Pedro 1:18-19). O plano de salvar o homem é um plano de amor (João 3:16): Deus deu o Seu Filho (João 3:16), o Filho veio buscar o que se tinha perdido (Lucas 19:10), e deu a Sua vida como preço de resgate pelo pecador (I Timóteo 2:6).

JESUS SALVADOR, ÚNICO E SUFICIENTE

Se estamos doentes, podemos escolher qualquer médico e até mudar de médico. Na doença do pecado só há um médico que nos pode salvar: Cristo. ?E em nenhum outro há salvação, porque também, debaixo do céu, nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos? (Atos 4:12).

SOMOS SALVOS GRATUITAMENTE PELA GRAÇA DE DEUS

Nenhum tesouro poderia pagar o dom inefável da salvação. Por isso, Deus concede a salvação gratuitamente. ?Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça? (Efésios 1:7); ?Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus? (Efésios 2:8). Mas devemos crer em Jesus e ter fé no seu poder para nos salvar (Actos 16:31; Romanos 5:1).

O pecado não vai deixar ficar raiz nem ramo (Malaquias 4:1). A Terra será purificada (II Pedro 3:10). Todas as coisas serão renovadas (Apocalipse 21:5). A maldição e o pecado já não terão lugar (Apocalipse 22:3).

CITAÇÕES SOBRE A SALVAÇÃO

?Cremos fielmente que o Pai amou tanto o mundo que lhe entregou o Seu próprio Filho para o salvar. Através desse mesmo Filho livrou-nos dos laços do pecado ? a fim de que pudéssemos ser chamados filhos de Deus, e sê-lo realmente.? ?Pois, só Cristo é mediador e o caminho da salvação? (Documentos do Concílio de Vaticano II, pág. 23).

?O coração de Deus anseia pelos Seus filhos terrestres com um amor mais forte que a morte. Ao dar o Seu Filho, Ele derramou sobre nós todo o Céu numa única dádiva. A vida, a morte e intercessão do Salvador, o ministério dos anjos, a defesa do Espírito, o Pai a trabalhar acima e por intermédio de todos, o interesse incessante dos seres celestiais, ? tudo se empenha a favor da redenção do homem? (Ellen G. White, Aos Pés de Cristo, pág. 20).

O Meu Compromisso Pessoal

Creio que Jesus morreu por mim. Aceito-O como meu único Salvador. Entrego-Lhe a minha vida e o meu coração.

O que devo fazer?

1. Crer em Jesus (Atos 16:30-31)

2. Aceitá-l?O como único Salvador (Atos 4:12)

3. Abrir-Lhe a porta do meu coração (Apocalipse 3:20)