A Fé de Jesus Espiritualidade

A sociedade contemporânea apresenta-nos hoje inúmeros desafios. O maior talvez seja a ideia de que é possível viver sem Deus. Embora nos pareça que muitas pessoas rejeitaram definitivamente Deus, reconhecemos igualmente que uma boa parte se sente perdida, à procura de algo novo, mais elevado e nobre, que consiga dar um sentido e um rumo certo à sua vida. No meio das complexidades, tragédias, alegrias e tristezas, ecoa por todo o lado um mesmo clamor ansioso: quero ser feliz, quero realizar-me, quero viver uma vida com sentido! O famoso psicoterapeuta austríaco de origem judaica Viktor Frankl, caracterizava este anseio interior como um vazio ou a Presença ignorada de Deus, que o homem teima em não reconhecer. Não podemos viver sem Deus. Necessitamos urgentemente do Seu amor, do Seu perdão e da Sua misericórdia. Este manual, ?A Fé de Jesus?, é um importante instrumento de trabalho. Com ele podemos descobrir os eternos desígnios de Deus e o maravilhoso Plano da Salvação que Ele, tão ternamente, nos quer revelar. Através de 20 Lições, este guia de estudo apresenta uma visão cristocêntrica da mensagem bíblica e do apelo a todo o ser humano para seguir Jesus. Saiamos da nossa rotina, dos nossos problemas e frustrações e aprendamos a conviver com esse Deus maravilhoso que nos oferece, HOJE, uma paz e uma plenitude de vida que nada nem ninguém conseguiu alguma vez oferecer. Jesus disse: ?Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.? João 10:10.

Lições

O que a Bíblia ensina acerca da origem do pecado

Textos Bíblicos para Estudo

Apocalipse 12:7-10 Ezequiel 28:14-17 Génesis 2:15-17 Génesis 3:1-6 I João 3:4 I João 3:8 Romanos 6:23

Complemento ao Estudo

  • Satanás (Lúcifer) é o autor do pecado. Lúcifer foi criado perfeito (Ezequiel 28:14-15), e quis ser igual a Deus (Isaías 14:13, 11). Houve uma batalha no Céu (Apocalipse 12:7-9). Lúcifer não permaneceu na verdade (João 8:44). Pecou desde o princípio (I João 3:8).

  • O que é o pecado? É a transgressão da Lei de Deus (I João 3:4). Toda a injustiça é pecado (I João 5:17). É saber fazer o bem e não o fazer (Tiago 4:17). É rejeitar a mensagem de Jesus (João 15:22).

  • As terríveis consequências do pecado. Tira a paz da alma (Isaías 57:20, 21; Romanos 2:9). Separa a pessoa de Deus (Isaías 59:2). Faz do pecador um servo de Satanás (I João 3:8). Provoca morte eterna (Romanos 6:23).

  • Auxílio eficaz na luta contra o pecado. Temos uma luta constante contra as ciladas do diabo (Efésios 6:11-12). Mas se estamos com Deus, o diabo foge (Tiago 4:7). Temos uma armadura completa para nos defendermos dos ataques do maligno (Efésios 6:11-18). O sangue de Cristo limpa-nos dos pecados (I João 1:7).

COMO É QUE LÚCIFER PASSOU A SER SATANÁS?

Deus não criou Satanás (adversário), mas sim Lúcifer (portador da luz), uma criatura de extraordinária beleza e inteligência. Pouco a pouco, Lúcifer cultivou a inveja, o ódio e o orgulho. No cúmulo do seu extravio quis ser igual a Deus. Rebelou-se contra Deus, acusando-O de tirania e falta de amor. Deus não destruiu Satanás, para permitir que, com o tempo, ele pudesse manifestar com toda a sua crueldade a malignidade do seu proceder, e para que não ficassem dúvidas acerca da justiça e do amor divinos.

O PECADO ORIGINAL

?E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom? (Génesis 1:27; Génesis 1:31). O homem foi dotado, pelo seu Criador, de inteligência, razão e capacidade para escolher livremente o seu destino.

Ao enfrentar Satanás e ao cair em tentação, cometeu o pecado da desobediência a um mandato definido por Deus. Além disso, exerceu erradamente o seu poder de escolha. Creu em Satanás e desconfiou de Deus. Dessa maneira rejeitou Deus, o seu Pai, e colocou-se sob a tutela de Satanás.

O PECADO É TERRÍVEL

?Desde a planta do pé até à cabeça, não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres, não espremidas, nem ligadas, nem nenhuma delas amolecida com óleo? (Isaías 1:6). O profeta compara o pecado com a terrível doença chamada lepra. Deus aborrece o pecado, mas ama o pecador e quer vê-lo livre das suas espantosas consequências.

O pecado causa sempre desgraça e problemas. ?Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos, pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio? (Salmos 32:3-4). As piores consequências do pecado são o declínio da vida espiritual e o afastamento de Deus.

O FIM DO PECADO

A infeliz experiência do pecado chegará ao fim juntamente com o seu autor, o diabo; Satanás e os seus anjos estão reservados para o juízo do grande dia (Judas 6). Finalmente, serão destruídos no grande lago de fogo (Apocalipse 20:10).

O pecado será eliminado e nunca mais voltará a aparecer (Malaquias 4:1).

O Meu Compromisso Pessoal

Deixarei que Deus restaure a minha vida pelos méritos de Cristo Jesus, o meu Salvador.

O que devo fazer?

1. Resistir a Satanás no nome de Deus (Tiago 4:7)

2. Não condescender com o pecado (Romanos 6:12)

3. Vencer com a ajuda de Jesus (Romanos 8:37-39)