A Fé de Jesus Espiritualidade

A sociedade contemporânea apresenta-nos hoje inúmeros desafios. O maior talvez seja a ideia de que é possível viver sem Deus. Embora nos pareça que muitas pessoas rejeitaram definitivamente Deus, reconhecemos igualmente que uma boa parte se sente perdida, à procura de algo novo, mais elevado e nobre, que consiga dar um sentido e um rumo certo à sua vida. No meio das complexidades, tragédias, alegrias e tristezas, ecoa por todo o lado um mesmo clamor ansioso: quero ser feliz, quero realizar-me, quero viver uma vida com sentido! O famoso psicoterapeuta austríaco de origem judaica Viktor Frankl, caracterizava este anseio interior como um vazio ou a Presença ignorada de Deus, que o homem teima em não reconhecer. Não podemos viver sem Deus. Necessitamos urgentemente do Seu amor, do Seu perdão e da Sua misericórdia. Este manual, ?A Fé de Jesus?, é um importante instrumento de trabalho. Com ele podemos descobrir os eternos desígnios de Deus e o maravilhoso Plano da Salvação que Ele, tão ternamente, nos quer revelar. Através de 20 Lições, este guia de estudo apresenta uma visão cristocêntrica da mensagem bíblica e do apelo a todo o ser humano para seguir Jesus. Saiamos da nossa rotina, dos nossos problemas e frustrações e aprendamos a conviver com esse Deus maravilhoso que nos oferece, HOJE, uma paz e uma plenitude de vida que nada nem ninguém conseguiu alguma vez oferecer. Jesus disse: ?Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.? João 10:10.

Lições

O que a Bíblia ensina acerca da oração e da fé

Textos Bíblicos para Estudo

Daniel 9:3 I Samuel 1:9-15 Tiago 5:16 João 16:24 Mateus 7:7-11 Hebreus 11:1-6 Romanos 10:17

Complemento ao Estudo

  • É conveniente orar assiduamente (Lucas 18:1; Romanos 12:12). O melhor plano é orar três vezes por dia (Daniel 6:10). É preciso ter um espírito constante de oração (I Tessalonicenses 5:17).

  • Assuntos pelos quais orar. Agradecimento (Filipenses 4:6), diversos pedidos (Tiago 1:5; João 15:7), confissão dos pecados (Daniel 6:10; Salmos 32:3-6); também devemos pedir pelas necessidades dos outros (Job 42:10).

  • Condições para que Deus responda às orações. Pedir com fé (Mateus 21:22), pedir bem (Tiago 4:3), pedir de acordo com a vontade de Deus (Lucas 22:41,42), manifestar espírito perdoador (Marcos 11:25), ser perseverante (Lucas 18:1) e guardar os mandamentos (I João 3:22).

  • Impedimentos para que Deus responda. Pedir egoisticamente (Tiago 4:3). As dúvidas (Tiago 1:6). Falta de espírito de perdão (Mateus 6:14-15). O pecado acariciado no coração (Salmos 66:18). Desobediência à Santa Lei de Deus (Provérbios 28:9).

  • Deus promete responder às orações (Salmos 3:4; Salmos 40:1-2; Mateus 7:7-12).

O QUE É A ORAÇÃO?

?A oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo? a oração é a chave na mão da fé para abrir o armazém do Céu, onde estão entesourados os ilimitados recursos da Omnipotência? (Ellen G. White, Aos Pés de Cristo, págs. 109, 111).

TIPOS DE ORAÇÃO

A oração é falar com Deus, com as nossas próprias palavras, para Lhe contar as necessidades que nos afligem.

Existem vários tipos de oração. A oração pública trata de assuntos gerais. Na oração em família mencionam-se os problemas do lar. A oração pelos alimentos tem como fim agradecer a Deus por estes e pedir-Lhe a Sua bênção (Lucas 24:30; Lucas 22:19). A oração mais proveitosa para a alma é a que se faz em privado. Existe também a oração mental, que é elevada sem palavras audíveis.

PARTES DA ORAÇÃO

Começa-se por dizer: ?Pai-Nosso? (Mateus 6:9), e depois continua-se com aquilo que queremos dizer ou pedir a Deus. Termina-se no nome de Jesus (João 16:23) e com a palavra ?Ámen?, que significa ?assim seja.?

OS MARAVILHOSOS EFEITOS DA ORAÇÃO

O famoso médico Alexis Carrel disse que ?a oração é a forma de energia mais poderosa que o homem é capaz de gerar. É uma força tão real como a gravidade terrestre. Como médico, tenho visto homens que, depois de tentarem, sem resultado, os outros meios terapêuticos, conseguiram libertar-se da melancolia e da doença, pelo contínuo esforço da oração.?

?Conserva as tuas necessidades, alegrias, tristezas, cuidados e temores perante Deus. Tu não O podes sobrecarregar; não O podes fatigar? O Seu coração de amor é tocado pelas nossas tristezas e até pela nossa referência a elas. Nada é grande de mais para Ele suportar, pois Ele sustém os mundos e governa sobre todos os assuntos do Universo. Nada do que diz respeito à nossa paz é demasiado pequeno para Ele não notar. Não há capítulo demasiado negro na nossa existência que Ele não leia; nenhuma calamidade cai sobre o mais pequeno dos Seus filhos, nenhuma ansiedade perturba a alma, nenhum regozijo feliz, nenhuma oração sincera escapa dos lábios, que o nosso Pai celestial não observe, ou não Se interesse imediatamente? (Ellen G. White, Aos Pés de Cristo, pág. 119).

O Meu Compromisso Pessoal

Creio que Deus ouve e responde às minhas orações. Decido orar com fé todos os dias.

O que devo fazer?

1. Orar três vezes por dia (Salmos 55:17)

2. Praticar a oração em privado (Mateus 6:6)

3. Orar por coisas sensatas (Tiago 4:3)

4. Pedir com fé