A Fé de Jesus Espiritualidade

A sociedade contemporânea apresenta-nos hoje inúmeros desafios. O maior talvez seja a ideia de que é possível viver sem Deus. Embora nos pareça que muitas pessoas rejeitaram definitivamente Deus, reconhecemos igualmente que uma boa parte se sente perdida, à procura de algo novo, mais elevado e nobre, que consiga dar um sentido e um rumo certo à sua vida. No meio das complexidades, tragédias, alegrias e tristezas, ecoa por todo o lado um mesmo clamor ansioso: quero ser feliz, quero realizar-me, quero viver uma vida com sentido! O famoso psicoterapeuta austríaco de origem judaica Viktor Frankl, caracterizava este anseio interior como um vazio ou a Presença ignorada de Deus, que o homem teima em não reconhecer. Não podemos viver sem Deus. Necessitamos urgentemente do Seu amor, do Seu perdão e da Sua misericórdia. Este manual, ?A Fé de Jesus?, é um importante instrumento de trabalho. Com ele podemos descobrir os eternos desígnios de Deus e o maravilhoso Plano da Salvação que Ele, tão ternamente, nos quer revelar. Através de 20 Lições, este guia de estudo apresenta uma visão cristocêntrica da mensagem bíblica e do apelo a todo o ser humano para seguir Jesus. Saiamos da nossa rotina, dos nossos problemas e frustrações e aprendamos a conviver com esse Deus maravilhoso que nos oferece, HOJE, uma paz e uma plenitude de vida que nada nem ninguém conseguiu alguma vez oferecer. Jesus disse: ?Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.? João 10:10.

Lições

O que a Bíblia ensina acerca da Igreja

Textos Bíblicos para Estudo

Mateus 16:16-18 Efésios 2:20 Efésios 4:11-12 Mateus 4:23 Atos 6:1-4 João 13:15 Apocalipse 12:17 Apocalipse 19:10

Complemento ao Estudo

  • Cristo, o fundamento. Cristo é o verdadeiro fundamento da Igreja (Efésios 2:20). Ninguém pode pôr outro fundamento (I Coríntios 3:11).

  • A igreja e os seus dignitários. Cristo é a cabeça da Igreja (Efésios 1:22). Lista das autoridades (Efésios 4:11-12). Características dos pastores (I Timóteo 3:1-7; Tito 1:7-9). Os diáconos e as suas características (I Timóteo 3:8-13). As diaconisas (I Timóteo 3:11). Os membros tratam-se por irmãos (Mateus 23:8-9).

  • Ritos da igreja.

1. Baptismo por imersão (Mateus 3:13-17).

2. Santa Ceia ou comunhão (I Coríntios 11:23-29).

3. O lava-pés (João 13:4-17).

4. Imposição das mãos para consagrar ministros ou diáconos (Atos 6:1-6).

5. Unção dos doentes (Tiago 5:14,15).

6. Santo matrimónio (Mateus 19:4-6).

  • A missão da igreja. Ser coluna e baluarte da verdade (I Timóteo 3:15). Ser pura e santa (Efésios 5:27). Pregar o Evangelho (Mateus 24:14).

A IGREJA CRISTÃ

A Igreja foi fundada por Jesus. A palavra igreja vem do grego Ekklesia, e significa ?assembleia ou congregação?. É um conjunto de seres humanos que crêem e obedecem a Jesus e à Sua doutrina.

O GRANDE DRAMA DA IGREJA

Durante o primeiro século, a Igreja manteve- se fiel à doutrina verdadeira de Jesus. No entanto, começaram a ser introduzidas heresias e erros graves, para os quais os apóstolos tinham chamado seriamente a atenção (Romanos 1:21-25; II Pedro 2:1-2; Tito 1:14; Colossences 2:8). Os erros abarcavam doutrinas fundamentais e também alteravam a forma de governo da Igreja. De tal maneira que ?lançou a verdade por terra? (Daniel 8:12). Essa situação infeliz duraria 1260 anos (Daniel 7:25; Apocalipse 12:6; Apocalipse 12:14; Apocalipse 13:5), ou seja, desde o ano 538 até ao ano de 1798.

RESTAURAÇÃO DA VERDADE

Depois desse longo período de escuridão espiritual, a verdade ressurgiria gloriosamente para ser pregada sob a forma de mensagem tripla (Apocalipse 14:6-12).

CARACTERÍSTICAS DA IGREJA DE CRISTO

A Igreja verdadeira deve possuir a fé de Jesus (Apocalipse 14:12). Respeitará os mandamentos da Lei de Deus (Apocalipse 14:12). Terá a manifestação visível do espírito de profecia (Apocalipse 19:10). Respeitará o santo dia, o Sábado do Senhor (Êxodo 20:8-11). Será orientada em tudo por aquilo que a Santa Palavra de Deus diz (II Timóteo 3:16). Apoiará um triplo e dinâmico programa de evangelismo (Mateus 4:23). Anunciará o juízo iminente (Apocalipse 14:7). Pregará com poder acerca da segunda vinda de Jesus (Tito 2:13).

A IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA

A Igreja Adventista surgiu no momento indicado pela profecia e como resultado de um profundo estudo da Bíblia Sagrada. Possui as quatro características identificadoras de uma igreja verdadeira: 1) Unidade de doutrina, ritos e governo (Efésios 4:3-6). 2) Santidade na vida e conduta dos seus membros (I Tessalonicenses 4:2-7). 3) Universalidade (Mateus 24:14). 4) Apostolicidade (Judas 3). A Igreja Adventista desenvolve o seu apostolado na tríplice fase que o nosso Senhor Jesus Cristo ordenou. O Evangelho é pregado por milhares de ministros, para além da rádio, da televisão e das publicações editadas em mais de 50 casas publicadoras. No campo do ensino, a Igreja tem Universidades, colégios e escolas primárias. Em relação à saúde, a igreja possui hospitais, sanatórios e clínicas. Além disso, possui ainda inúmeras lanchas-hospitais, clínicas ambulantes e aviões sanitários.

As autoridades da Igreja são as indicadas na Bíblia Sagrada. A Igreja é governada com o conselho de todos os seus membros, tal como se fazia no tempo dos apóstolos. Deste modo, a Igreja pratica todos os ritos prescritos pelo nosso Senhor Jesus Cristo e pelos santos apóstolos.

A Igreja Adventista restaurou as verdades eternas do Evangelho. A Bíblia Sagrada, os ensinos do nosso Senhor Jesus Cristo e dos santos apóstolos, e a Lei de Deus são a norma de conduta da Igreja e dos seus crentes.

A Igreja Adventista é a continuação histórica do povo remanescente que Deus tem mantido como divulgador da verdade. Defende que as doutrinas cristãs devem ser praticadas em todos os aspectos da vida.

O Meu Compromisso Pessoal

Creio que Jesus fundou a Igreja. Desejo unir-me a ela e ser fiel até ao fim.

O que devo fazer?

1. Unir-me à Igreja de Cristo (Atos 2:41)

2. Permanecer fiel e firme pela fé (II Pedro 1:10-12)