A Fé de Jesus Espiritualidade

A sociedade contemporânea apresenta-nos hoje inúmeros desafios. O maior talvez seja a ideia de que é possível viver sem Deus. Embora nos pareça que muitas pessoas rejeitaram definitivamente Deus, reconhecemos igualmente que uma boa parte se sente perdida, à procura de algo novo, mais elevado e nobre, que consiga dar um sentido e um rumo certo à sua vida. No meio das complexidades, tragédias, alegrias e tristezas, ecoa por todo o lado um mesmo clamor ansioso: quero ser feliz, quero realizar-me, quero viver uma vida com sentido! O famoso psicoterapeuta austríaco de origem judaica Viktor Frankl, caracterizava este anseio interior como um vazio ou a Presença ignorada de Deus, que o homem teima em não reconhecer. Não podemos viver sem Deus. Necessitamos urgentemente do Seu amor, do Seu perdão e da Sua misericórdia. Este manual, ?A Fé de Jesus?, é um importante instrumento de trabalho. Com ele podemos descobrir os eternos desígnios de Deus e o maravilhoso Plano da Salvação que Ele, tão ternamente, nos quer revelar. Através de 20 Lições, este guia de estudo apresenta uma visão cristocêntrica da mensagem bíblica e do apelo a todo o ser humano para seguir Jesus. Saiamos da nossa rotina, dos nossos problemas e frustrações e aprendamos a conviver com esse Deus maravilhoso que nos oferece, HOJE, uma paz e uma plenitude de vida que nada nem ninguém conseguiu alguma vez oferecer. Jesus disse: ?Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.? João 10:10.

Lições

A Bíblia Sagrada

Textos Bíblicos para Estudo

II Timóteo 3:16 Hebreus 1:1 Salmos 119:105 II Timóteo 3:15-17 Romanos 15:4 Isaías 40:8

Complemento ao Estudo

  • A Bíblia é a fonte da verdade (João 17:17; Isaías 8:20). Foi inspirada por Deus e pelo Espírito Santo (II Pedro 1:19-21; II Samuel 23:2). Portanto, não temos motivos para rejeitar os seus ensinos (I Samuel 15:23).

  • Tem poder para transformar a vida (Hebreus 4:12), produz renascimento e crescimento espiritual (I Pedro 1:23; 2:2).

  • Contém factos científicos notáveis. A Terra está suspensa no vazio (Job 26:7), o ar tem peso (Job 28:25), o número de estrelas é incalculável (Jeremias 33:22).

  • Devemos estudá-la e obedecer-lhe. Somos convidados a estudar a Bíblia (João 5:39; Isaías 28:13) e através da sua leitura a tornarmo-nos participantes da natureza divina (II Pedro 1:4).

O QUE É A BÍBLIA?

As Sagradas Escrituras são o livro do cristão. São a jóia mais preciosa do pensamento e da cultura ocidental. Mais do que isso, são a revelação de Deus ao Homem.

Na realidade, a Bíblia é um conjunto de livros. Contém 66, reunidos em dois ?Testamentos.? O Antigo Testamento foi escrito antes de Cristo e o Novo Testamento é a história de Cristo e do desenvolvimento do cristianismo. A Bíblia foi escrita durante cerca de 1500 anos, por quarenta autores, entre os quais se encontram sábios, reis, pastores, agricultores, médicos e legisladores.

A OPINIÃO DE GRANDES HOMENS ACERCA DA BÍBLIA

? Emílio Castelar, escritor e político espanhol: ?A Bíblia é a revelação mais pura de que Deus existe.?

? Emmanuel Kant, famoso filósofo alemão: ?A existência da Bíblia como um livro para o povo é o maior benefício que a raça humana recebeu.?

? Conde Leon Tolstoy, eminente escritor russo: ?O desenvolvimento moral do homem e da criança é impossível sem ler a Bíblia.?

CONSELHOS SOBRE O ESTUDO DA BÍBLIA

Todos os cristãos devem ter e estudar o Livro Santo de Deus. Jesus disse-lhes: ?Examinai as Escrituras (João 5:39). São Jerónimo, tradutor da versão da Bíblia chamada Vulgata Latina dizia: ?Devemos cultivar a inteligência através da Leitura dos Livros Sagrados.? O cardeal Garibi Rivera, ex-arcebispo de Guadalajara, disse: ?Se os fiéis se comprometem a ler assiduamente a Sagrada Escritura, terão um conhecimento mais profundo da Divina Revelação, retirado da Palavra escrita de Deus. A oração, por um lado, e a leitura da Bíblia, por outro, constituem um diálogo do cristão com Deus, que serve para alimentar a sua vida espiritual.?

? O concílio do Vaticano II: ?A igreja venerou sempre as Sagradas Escrituras ? da mesma forma o Santo Concílio exorta, com veemência, todos os cristãos, em particular os religiosos, a aprenderem o sublime conhecimento de Jesus Cristo através da Leitura frequente das Escrituras Divinas.?

ILUSTRAÇÕES

Uma antiga lenda romana conta acerca de um jovem chamado Fortunato. Este jovem tinha um saco mágico que continha uma moeda de ouro que se renovava milagrosamente de cada vez que a retirava do saco e a gastava, uma vez que a moeda tinha a virtude de regressar sempre ao saco. A Bíblia Sagrada é semelhante, pois ao abrirmos as suas páginas enriquecemo-nos com os seus ensinos. Depois fechamo-la e quando a voltamos a abrir encontramos mais riquezas. A Bíblia tem sempre tesouros incalculáveis de aconselhamento e orientação.

O Meu Compromisso Pessoal

Creio que a Bíblia Sagrada é inspirada por Deus. Aceito-a como norma de fé. Prometo estudá-la diariamente.

O que devo fazer?

1. Ter uma Bíblia e lê-la todos os dias (Deuteronómio 6:7-8)

2. Analisá-la assiduamente (João 5:39)

3. Aceitá-la com prazer e alegria (Jeremias 15:16)

4. Praticar fervorosamente os seus ensinos (Apocalipse 1:3)