A Fé de Jesus Espiritualidade

A sociedade contemporânea apresenta-nos hoje inúmeros desafios. O maior talvez seja a ideia de que é possível viver sem Deus. Embora nos pareça que muitas pessoas rejeitaram definitivamente Deus, reconhecemos igualmente que uma boa parte se sente perdida, à procura de algo novo, mais elevado e nobre, que consiga dar um sentido e um rumo certo à sua vida. No meio das complexidades, tragédias, alegrias e tristezas, ecoa por todo o lado um mesmo clamor ansioso: quero ser feliz, quero realizar-me, quero viver uma vida com sentido! O famoso psicoterapeuta austríaco de origem judaica Viktor Frankl, caracterizava este anseio interior como um vazio ou a Presença ignorada de Deus, que o homem teima em não reconhecer. Não podemos viver sem Deus. Necessitamos urgentemente do Seu amor, do Seu perdão e da Sua misericórdia. Este manual, ?A Fé de Jesus?, é um importante instrumento de trabalho. Com ele podemos descobrir os eternos desígnios de Deus e o maravilhoso Plano da Salvação que Ele, tão ternamente, nos quer revelar. Através de 20 Lições, este guia de estudo apresenta uma visão cristocêntrica da mensagem bíblica e do apelo a todo o ser humano para seguir Jesus. Saiamos da nossa rotina, dos nossos problemas e frustrações e aprendamos a conviver com esse Deus maravilhoso que nos oferece, HOJE, uma paz e uma plenitude de vida que nada nem ninguém conseguiu alguma vez oferecer. Jesus disse: ?Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.? João 10:10.

Lições

O que a Bíblia ensina acerca de Deus

Textos Bíblicos para Estudo

Efésios 4:6 João 4:24 II Coríntios 13:14 I João 4:8 I João 3:1-2 Salmos 40:1-3

Complemento ao Estudo

  • Cremos num só Deus (I Coríntios 8:6).

  • Manifestado em três pessoas (Mateus 28:19).

  • Criador do Universo (Génesis 1:1; Isaías 45:18; Hebreus 1:10).

  • Como é Deus? É imortal (I Timóteo 6:16), é espírito (João 4:24), é eterno (Isaías 57:15) e é amor (I João 4:8).

  • Como Se revela Deus? Na Natureza (Salmos 19:1), na Bíblia (Apocalipse 1:1) e no Senhor Jesus (João 14:6).

  • Deus é nosso Pai. Preocupa-Se com os nossos problemas (Salmos 46:1), concede-nos misericórdia (Jeremias 31:3), consola-nos na dor II Coríntios 1:3) e supre as nossas necessidades (Filipenses 4:19).

  • A nossa atitude para com Deus. Devemos confiar n?Ele (Salmos 52:8), guardar os Seus mandamentos (Eclesiastes 12:13). Podemos confiar no Seu amor (Romanos 8:28).

A EXISTÊNCIA DE DEUS

Alguns dizem: ?Não acredito em Deus porque não O vejo.? No entanto, existem muitas coisas nas quais nós cremos sem as ver, por exemplo: a electricidade, o vento e o amor. Outros dizem: ?Não acredito porque não entendo Deus.?

Quem são os que não acreditam em Deus? ?Disse o néscio no seu coração: Não há Deus.? (Salmos 14:1)

O que dizem os homens da ciência acerca de Deus? Isaac Newton, o famoso descobridor da Lei da gravidade universal, declarou: ?A admirável ordem do Sol, dos planetas e dos cometas não pode ter outra origem que não seja o plano e a orientação de um Ser omnisciente e omnipotente. Portanto, Deus é, na realidade, um Deus divino, sábio e omnipotente, um Ser que está acima de tudo, e que é infinitamente sábio.?

CONFIANÇA EM DEUS

O Dr. Wernher von Braun, inventor de naves espaciais, disse: ?A nossa necessidade de Deus não se baseia apenas na admiração e no temor. O homem necessita da fé, assim como precisa do alimento, da água e do ar.?

Na Bíblia encontram-se maravilhosas promessas para aqueles que confiam em Deus.

?E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente, para o bem daqueles que amam a Deus? (Romanos 8:28). ?Se Deus é por nós, quem será contra nós?? (Romanos 8:31).

Deus pode suprir todas as nossas necessidades (Filipenses 4:19). Que devemos fazer para que Deus esteja connosco e nos proteja? Desejá-l?O de todo o coração (Salmos 42:1). Obedecer a Deus e guardar os Seus mandamentos (Eclesiastes 12:13). Pôr Deus acima de todas as coisas (Mateus 6:33). Amá-l?O de todo o coração (Mateus 22:37).

NECESSIDADE DE DEUS

As desgraças e o sofrimento da humanidade são o resultado do seu afastamento de Deus. O profeta Jeremias fala desse erro terrível: ?Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas? (Jeremias 2:13).

A única solução é voltar para Deus. O Dr. Andrew Conway Ivy, famoso professor da Universidade de Illinois, disse: ?Crer em Deus proporciona o único, o mais completo, essencial e racional significado para a existência.? O filósofo Will Durant, acrescenta: ?O grande problema dos nossos dias não é a luta do comunismo contra o individualismo, nem a Europa contra a América, nem sequer o Oriente contra o Ocidente; o nosso problema é se o homem pode suportar viver sem Deus.?

O que é maravilhoso é que basta-nos dar um passo em direcção a Deus e vamos encontrá- l?O à nossa espera com amor e misericórdia (Efésios 2:4).

O Meu Compromisso Pessoal

Creio em Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Prometo amá-l'O e obedecer-Lhe como meu Deus e Salvador pessoal.

O que devo fazer?

1. Respeitar o nome de Deus (Êxodo 20:7)

2. Obedecer a Deus (Atos 5:29)

3. Pôr Deus em primeiro lugar (Mateus 6:33)

4. Amar a Deus de todo o coração (Mateus 22:37)