A Bíblia Ensina Jovens

Excelente curso de estudo para jovens, em 18 lições, que pode ser realizado individualmente ou em grupo. Interrogações pertinentes, questões diretas, com comentários informados e práticos, para conclusões e decisões de grande valor.

Lições

Uma Sociedade com Deus

Já reparaste que tudo na vida tem a ver com escolhas? Pára um pouco para pensar nas coisas que fazes. Verás que, na maioria das vezes, só fazes o que queres. Mesmo que tenhas que obedecer a determinadas regras ou seguir algum conselho, terás que decidir obedecer ou não; seguir o conselho ou não.

Ao fazermos escolhas, não há dúvida de que onde estiver o nosso interesse aí estará também o nosso coração. Isto é bíblico (Lucas 12:34). Podemos não ser bons a decorar números, mas, quando alguém especial nos dá o seu número de telefone, nunca mais nos esquecemos.

Há pessoas que dizem: ?Eu sei que as coisas de Deus são importantes, mas tudo tem o seu tempo... Hoje não.? Mas se Deus é o mais importante na nossa vida, Ele deve ocupar o primeiro lugar.

Deus deu-nos o tempo para o gerirmos com sabedoria; deu-nos o nosso corpo para cuidarmos bem da nossa saúde; deu-nos talentos para que os desenvolvêssemos em nosso benefício e dos outros. O mundo em que vivemos e todas as coisas pertencem a Deus, o nosso Criador. Ele dá-nos todos esses bens porque nos ama e quer que sejamos felizes. E deseja que cuidemos de tudo como se fôssemos Seus mordomos. É uma espécie de sociedade com Deus, onde nós somos os Seus administradores.

Com o nosso dinheiro acontece o mesmo. Quando compreendemos que tudo neste mundo é de Deus, o Doador da vida, passamos a devolver-Lhe uma parte do que recebemos. Isso torna-nos pessoas generosas. Além disso, Deus promete bênçãos especiais a quem é fiel na devolução da pequena parte que Ele solicita. Os dízimos e as ofertas sustentam o ministério da pregação da Palavra de Deus. Se formos fiéis neste assunto, estaremos a colaborar com o Senhor na obra de anunciar o evangelho a todas as pessoas ? tal como Jesus nos pediu em Mateus 28:19. Vamos agora saber mais sobre como sermos colaboradores de Deus.

Textos Bíblicos para Estudo

Salmos 24:1 Salmos 50:10-12 Deuteronómio 8:18 Ageu 2:8 Deuteronómio 8:17-18 Levítico 27:30 Levítico 27:32 Génesis 28:20-22 Números 18:21 I Coríntios 9:13-14 Mateus 23:23 Hebreus 7:1-2 Malaquias 3:10-11 Malaquias 3:8-9 Malaquias 3:12 Salmos 37:25 Lucas 12:16-21 Provérbios 11:24-25 II Coríntios 9:6-7

O Meu Compromisso Pessoal

Quero devolver a Deus o que Lhe pertence. Prometo dar com alegria.