A Bíblia Ensina Jovens

Excelente curso de estudo para jovens, em 18 lições, que pode ser realizado individualmente ou em grupo. Interrogações pertinentes, questões diretas, com comentários informados e práticos, para conclusões e decisões de grande valor.

Lições

O Caminho da Vitória

Já reparaste que é difícil passar um dia sem que se ouça ou leia uma notícia de conflitos entre nações ou de ataques terroristas? Que não passa um dia sem uma notícia de homicídio, assalto ou outros actos de violência?

Basta ligar o rádio, a televisão ou a Internet e somos inundados por factos tristes envolvendo jovens e adultos, mulheres e crianças que estão a sofrer. Dificilmente conseguimos ficar indiferentes a esses males que acontecem no mundo. A notícia do assassinato de uma criança, por exemplo, comove-nos e entristece-nos.

E, quando temos conhecimento de algum desses casos, somos logo tentados a tomar partido, considerando um lado inocente e bom e o outro lado culpado e mau. É sempre assim. O bem e o mal estão presentes nos nossos pensamentos e avaliações, até mesmo no lazer. Nos filmes, em geral, o herói vence o bandido. Nos contos infantis, as pessoas boas derrotam as pessoas más. Mas não dá para esquecer que não podemos definir as coisas só pela maneira como as vemos.

Precisamos de uma ajuda externa para reconhecer qual é o lado bom e o lado mau. E a Bíblia pode ajudar-nos a entender e a discernir esses dois lados.

A Bíblia conta que o Mal tem um pai. Ele influencia as pessoas a aceitarem as suas propostas malignas. É por isso que acontecem guerras, terrorismo, homicídios. É por isso que o mundo está cheio de inimizades, injustiças, misérias e vícios, gerando tanto sofrimento.

Porque é que isso acontece? Porque o pai do Mal apresenta-se disfarçado, oferecendo as suas propostas como se fossem as melhores, sem apresentar os resultados que vêm depois. Ele sussurra à nossa mente pretextos ou justificativas para o que desconfiamos ser errado. Essas desculpas podem ser: ?só um pouquinho? , ?só uma vez? ou ?ninguém está a ver?.

Para conhecer quem é o pai do Mal, como é que ele surgiu e de que modo se apresenta, precisamos de conhecer o que a Bíblia diz sobre isso. Nela também há conselhos para obtermos a vitória sobre o Mal.

Textos Bíblicos para Estudo

Apocalipse 12:7-9 Ezequiel 28:14-17 Génesis 2:15-17 Génesis 3:4-6 I João 3:4 I João 3:8 Romanos 6:23 Tiago 4:7 Romanos 6:12 Romanos 8:37

O Meu Compromisso Pessoal

Com a ajuda de Deus, vou procurar afastar o pecado da minha vida.