A Bíblia Ensina Jovens

Excelente curso de estudo para jovens, em 18 lições, que pode ser realizado individualmente ou em grupo. Interrogações pertinentes, questões diretas, com comentários informados e práticos, para conclusões e decisões de grande valor.

Lições

Entrega Total

Um montanhista, ansioso por fama, decidiu escalar sozinho uma montanha que permanecia coberta de neve durante todo o ano.

Assim, começou a sua escalada por etapas, parando para descansar nas bases de acampamento e continuando a subir, no dia seguinte, logo ao amanhecer. Durante a subida, ia fixando os ganchos de segurança na encosta da montanha, pelos quais passava uma corda comprida, que prendia e sustinha o seu corpo.

Na última madrugada, o montanhista acordou ainda mais cedo e, contrariando o bom senso, saiu ainda de noite para tentar realizar o seu feito notável.

Mas, num determinado ponto da montanha, escorregou e caiu. A queda foi vertiginosa e rápida, mas, quando já dava por certo o seu fim, sentiu um forte esticão. A corda de segurança travou num determinado ponto e o montanhista ficou ali pendurado a tremer de medo, rodeado de gelo, naquela escuridão que não permitia que ele pudesse ver se havia alguma possibilidade de se salvar.

Então, clamou a Deus: ?Meu Deus, ajuda-me!? Deus respondeu-lhe: ?O que queres de Mim, filho?? O montanhista pediu: ?Salva-me, Senhor!? E Deus perguntou-lhe: ?Acreditas mesmo que Eu te possa ajudar?? O jovem, aflito e impaciente, confirmou: ?Sim, eu acredito, Senhor!? O conselho veio, então: ?Corta a corda!? O montanhista lembrou-se do equipamento que carregava no cinto. Entre ele havia, sim, uma faca para situações como estas. Mas, naquele momento, a sugestão era absurda. Então ele reclamou: ?Como posso cortar a única coisa que me impede de cair precipício abaixo, Senhor? Nem pensar!? Depois disso, agarrou ainda com mais força a corda salvadora. Dias depois, aquele jovem foi avistado por outros praticantes do desporto. O ousado montanhista permanecia preso pela corda amarrada ao seu corpo, mas sem vida, congelado. O que ninguém conseguiu entender é porque é que este jovem, estando apenas a dois metros de distância de uma pequena saliência para a qual ele poderia ter saltado para se salvar, não o fez. Caminhando, teria evitado ficar congelado pela neve. O comentário geral era: ?Se ao menos ele tivesse cortado a corda!?

Esta parábola ilustra uma verdade: às vezes, Deus pede-nos que cortemos a corda que nos prende aos nossos problemas e Lhe entreguemos tudo. Deus espera que confiemos n'Ele, porque só Ele é capaz de olhar para as circunstâncias de uma forma que nós não conseguimos fazer. E esta confiança deve ser manifestada não apenas por palavras, mas, acima de tudo, por decisões.

É isto o que a Bíblia ensina e o que Deus espera de nós.

Textos Bíblicos para Estudo

Lucas 5:27 Lucas 5:28 Apocalipse 3:20 Atos 16:30-33 Hebreus 3:7 Hebreus 3:15

O Meu Compromisso Pessoal

Creio em todas as orientações que Deus deixou na Bíblia. Agora desejo entregar-me totalmente a Jesus e usar os meus talentos para O servir até à Sua Segunda Vinda, quando então receberei a recompensa que Ele preparou para mim.