A Bíblia Ensina Jovens

Excelente curso de estudo para jovens, em 18 lições, que pode ser realizado individualmente ou em grupo. Interrogações pertinentes, questões diretas, com comentários informados e práticos, para conclusões e decisões de grande valor.

Lições

Deus Ainda Fala

Gostas de flores? É muito bom poder apreciar as diferentes cores e os perfumes das flores, sobretudo quando nos oferecem um grande ramo de rosas numa data especial ou mesmo sem nenhum motivo aparente!

Já paraste para pensar por que motivo as pessoas gostam de flores? Um dos principais motivos é porque elas são bonitas, delicadas, perfumadas e... de uma grande variedade. Cada uma tem uma particularidade diferente. Deus trata-nos como flores, cada uma com o seu jeito, a sua cor e o seu perfume especial.

Deus deu-nos diferentes capacidades, que devem ser partilhadas com os outros: cantar, tocar um instrumento, saber ouvir, falar bem, habilidades manuais, etc.. Estes talentos ou dons podem e devem servir a nossa comunidade. Um dos muitos dons que Deus nos concedeu é o dom de profecia.

Sem este dom, não teríamos a Bíblia, hoje. Deus inspirou as pessoas que escreveram as belas mensagens contidas no Livro Sagrado. Ele usou homens como Moisés, Isaías, João, Mateus, Paulo e muitos outros, para animar e aconselhar o Seu povo e, também, para falar dos acontecimentos futuros, ou seja, para profetizar. Deus também escolheu mulheres para essa tarefa: Míriam, a irmã de Moisés, era uma profetisa; Débora, a grande juíza do povo de Israel, também profetizava. Podemos ler sobre estas profetisas em Êxodo 15:20 e Juízes 4:4.

Deus teve os Seus mensageiros em todas as épocas. Para estes últimos dias, Deus também escolheu algumas pessoas especiais. Queres saber quem são elas? A autoridade para as apresentar vem da Bíblia. Então, vamos ver o que a Bíblia ensina sobre quem deve falar em nome de Deus.

Textos Bíblicos para Estudo

Amós 3:7 Números 12:6 I João 4:1 Mateus 24:24 I João 4:2 Mateus 7:15-23 Deuteronómio 18:21-22 Deuteronómio 13:1-3 Isaías 8:19-20 I Coríntios 12:28 Joel 2:28 Atos 2:17 Apocalipse 12:17 Apocalipse 19:10 I Tessalonicenses 5:20 II Pedro 1:19 II Crónicas 20:20

Complemento ao Estudo

A verdadeira Igreja de Deus destaca a sua fidelidade a Ele através da obediência aos Seus mandamentos e tem o testemunho de Jesus: a manifestação do dom de profecia. Deus deu este dom especial a uma jovem chamada Ellen White, que, em Portland, nos Estados Unidos, numa manhã de Dezembro de 1844, estava reunida com algumas mulheres, a orar, e foi surpreendentemente tomada em visão. Durante a sua vida, este fenómeno aconteceu cerca de 2000 vezes. Enquanto estava em visão ela não respirava, mas via, sentia e às vezes falava. Após as visões, contava ou escrevia aquilo que tinha visto. Durante toda a sua vida ela foi observada por pessoas de diferentes religiões que concluíram ter encontrado nela as provas bíblicas do verdadeiro dom de profecia. Ela nasceu em 1827 e morreu em 1915. As suas 100 000 páginas escritas são um património precioso e sem comparação, que pertencem ao povo que guarda os mandamentos de Deus e se prepara para a volta de Jesus.

Hoje, a melhor prova da sua inspiração divina são os seus escritos. A leitura dos seus livros abre a nossa mente à compreensão da Bíblia e da salvação oferecida por Jesus.

O Meu Compromisso Pessoal

Aceito o dom de profecia dado por Deus à Sua Igreja.