A Bíblia Ensina Jovens

Excelente curso de estudo para jovens, em 18 lições, que pode ser realizado individualmente ou em grupo. Interrogações pertinentes, questões diretas, com comentários informados e práticos, para conclusões e decisões de grande valor.

Lições

Como Funciona o Julgamento de Deus

Desde o princípio deste mundo, Deus quis ensinar exactamente como funciona a salvação. Foi por isso que Ele instituiu o sacrifício do cordeiro logo após o primeiro pecado de Adão e Eva. Este cordeiro simbolizava Jesus, que um dia nasceria na Terra e morreria pelos seres humanos.

A pessoa que desejasse expressar arrependimento pelos pecados deveria escolher um cordeiro sem defeito, confessar os seus erros e matar o animal. Era como se este estivesse a morrer no lugar da pessoa. O cordeiro era um símbolo da necessidade de um substituto para a morte eterna. O sacerdote oferecia o sangue junto do altar da Casa de Deus e orava pelo pecador arrependido.

A cerimónia tinha um significado importante para o povo de Israel. Ela apontava para a esperança, a salvação ? o Messias. Depois de Jesus nascer e morrer, não só pelo povo de Israel, mas por todos nós, o sacrifício do cordeirinho deixou de ser necessário. Uma vez que o próprio Jesus tinha morrido, já não haveria a necessidade de um sacrifício com sangue. Jesus continuaria a ser o nosso Cordeiro, no Céu. E assim acontece. Quando pecamos e nos arrependemos, Jesus perdoa-nos, porque Ele derramou o Seu sangue no nosso lugar. Além disso, a Bíblia diz que Jesus também intercede por nós, como os antigos sacerdotes de Israel faziam pelos pecadores.

Não estamos sozinhos, temos Alguém a quem recorrer. O apóstolo João diz assim: ?Filhinhos, não pequeis, mas se porventura alguém pecar, nós temos um advogado, Jesus Cristo, o Justo? (I João 2:1). O Cordeiro de Deus, Jesus, intercede por qualquer pessoa que verdadeiramente se arrependa e Lhe peça perdão. Temos Alguém com quem podemos contar!

O julgamento de Deus é a maior prova do Seu amor, da Sua justiça e do Seu desejo de nos perdoar e ajudar constantemente. Por isso, é importante conhecermos a respeito do que a Bíblia ensina sobre o julgamento e o perdão de Deus.

Textos Bíblicos para Estudo

Eclesiastes 12:14 II Coríntios 5:10 João 5:22 I João 2:1 Apocalipse 20:12 João 5:24 Mateus 18:10 Apocalipse 5:11 Tiago 2:12 Êxodo 32:33 Apocalipse 3:5 Apocalipse 22:11 Eclesiastes 12:13

O Meu Compromisso Pessoal

Humildemente, peço perdão a Deus pelos meus pecados e creio que Ele irá perdoar-me. A partir de hoje, quero viver uma vida sem pecado, pela graça de Jesus.