A Bíblia Ensina Jovens

Excelente curso de estudo para jovens, em 18 lições, que pode ser realizado individualmente ou em grupo. Interrogações pertinentes, questões diretas, com comentários informados e práticos, para conclusões e decisões de grande valor.

Lições

As Regras de Deus

Quando um pai impede que o seu filho pequeno coloque o dedo na tomada, está a evitar um acidente, ou seja, está a protegê-lo, mesmo que ele chore e esperneie. Quando uma mãe recomenda que a filha não fale com pessoas estranhas, está a protegê-la, mesmo que ela não entenda o motivo.

Os pais criam as suas ?leis?, que são regras baseadas no amor e no interesse pelo bem-estar dos filhos. Desse modo, estes aprendem a evitar as situações de risco. Se os filhos ignorarem as ?leis?, as consequências virão, certamente.

Deus deu-nos normas para a nossa protecção: a Sua Lei, resumida em dez mandamentos fundamentais. Os primeiros quatro mandamentos tratam do amor a Deus: se amarmos Deus, o nosso Pai, e confiarmos n'Ele, seremos pessoas mais seguras e felizes. Os últimos seis dizem respeito às relações humanas: se gostarmos dos nossos vizinhos, dos nossos amigos ou de qualquer pessoa, respeitaremos a sua propriedade e assim viveremos melhor, sem rancores ou desavenças.

Quando Deus diz ?não matarás? ou ?não furtarás?, está a proteger a comunidade e a nós mesmos. A Lei reflecte o carácter do próprio Deus: é justa, visa somente o bem e incentiva o que chamamos ética ? a ciência da conduta humana em sociedade. Além disso, a Lei de Deus é eterna, assim como Deus é eterno. Isso traz segurança e tranquilidade. Imagina se Deus tivesse dito no passado que o ser humano não deveria matar o seu semelhante e, hoje, esse mandamento já não tivesse nenhum valor. Dá para ter uma ideia do caos que isso iria gerar? Deus deu-nos uma Lei baseada no Seu amor, uma Lei que não se altera ao sabor dos ventos. É a Lei que mesmo as sociedades descrentes, têm como base para as suas constituições. Os Dez Mandamentos são, com certeza, regras estabelecidas por Deus para a nossa felicidade, tanto individual como colectiva.

Textos Bíblicos para Estudo

Tiago 2:12 Tiago 2:10-11 Êxodo 20:3-17 Êxodo 31:18 Gálatas 3:24 I João 3:4 João 15:10 Mateus 19:17 Romanos 2:13 Mateus 5:17-18 Eclesiastes 3:14 Filipenses 4:13 João 15:5-9 Hebreus 8:10 João 14:15 Salmos 119:44

O Meu Compromisso Pessoal

Aceito Jesus como meu Advogado e desejo respeitar os Seus mandamentos.